A secretaria municipal de saúde de Bocaina realizou nesta quinta-feira, 22, uma palestra sobre conscientização do câncer de próstata, evento que remete ao Novembro Azul, mês da conscientização da saúde masculina.
Estavam apoiando o evento e contribuindo efetivamente para a logística, as secretarias de educação, através da Dr. Fátima Sá, de Serviço Social e CRAS com a Antonia Leal, de saúde com Edilberto Dantas e demais pastas do município.
De acordo com a diretora da Unidade de Saúde Jomásio dos Santos Barros, Wanderlene Leal de Barros, o evento teve a participação efetiva da população masculina que veio de várias localidades do município.
“Gostaria de agradecer ao prefeito Dr. Erivelto por todo apoio, assim como também a todas as secretarias que nos ajudaram a realizar este evento, contribuindo como puderam para que esta ação chegasse até este patamar, obtendo êxito em sua realização”, frisou.
Ela disse ainda que esta é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O secretário de saúde, Edilberto Dantas, ressaltou que o novembro azul é um dos meses mais importantes em que questão de campanhas para a pasta, já que o homem por si só, deixa a desejar quando a questão é o cuidado com a saúde.
“A prevenção do câncer de próstata é muito complicada, devido ao enraizamento machista que existe na sociedade, principalmente com a população mais velha, porém já observamos que este cuidado está se transformando graças a estas palestras que são realizadas, observando que gradativamente estes homens estão buscando mais informações e procurando auxílio médico cada vez mais cedo”, falou.
O Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação.
O evento será realizado nos dias 22, 23 e 24 de novembro, na Unidade de Saúde Jomásio dos Santos Barros em Bocaina.