Em alusão ao dia Mundial de Combate ao HIV, que é comemorado dia 1º de dezembro, A Secretaria Municipal de Saúde através do Centro de Testagem e Aconselhamento, realizou na manhã desta sexta-feira (30), ações de conscientização e prevenção da doença.
Ação de combate ao HIV – CTA Picos
Aconteceram palestras educativas sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e o uso de preservativos. Além disso, a equipe do Centro realizou a entrega de kits com preservativos femininos, masculinos e lubrificantes, que é intensificado nesse período.
Ação de combate ao HIV – CTA Picos
“Estamos chamando atenção da população, porque amanhã dia 1º de dezembro de 2018, completam 30 anos que estamos nessa luta, e já conseguimos muitos avanços com relação ao HIV, o tratamento, as medicações e hoje o portador do HIV pode viver normalmente, fazendo o tratamento e realizando suas atividades” disse a coordenadora do Centro, Isabel Fontes.
O CTA realiza de segunda a sexta-feira, testes gratuitos. Segundo dados do órgão, até novembro deste ano, já foram diagnosticados 21casos de HIV. Atualmente, o centro acompanha o tratamento de mais de 250 pessoas de toda micro região de Picos.
Ação de combate ao HIV – CTA Picos (Coordenadora Isabel Fontes)
O Centro realiza de forma constante trabalho de informação, conscientização e distribuição de preservativos gratuitos, na própria sede, situada no Centro de Picos, e em campo, por meio dos agentes de informação, além de testes e aconselhamento.
Quando uma pessoa é diagnosticada com vírus HIV, ela recebe os medicamentos e faz o tratamento no próprio CTA, por meio de acompanhamento com equipe composta por médico, enfermeira, assistente social e psicóloga.
Ação de combate ao HIV – CTA Picos
Fonte Ascom