Matéria / Cidades

Antônio de Hercília é eleito presidente da Câmara Municipal de Santana do PI

Aconteceu na tarde desta Terça-Feira (01 de Janeiro de 2019), eleição para a presidência da Camara Municipal de Santana do Piauí, biênio 2019/2020.

02/01/2019 | Edivan Araujo
Eleição da nova mesa diretora / Foto João Rodrigues

Aconteceu na tarde desta Terça-Feira (1º de Janeiro de 2019), eleição para a presidência da Camara Municipal de Santana do Piauí, biênio 2019/2020. Os trabalhos tiveram início por volta das 16h e contou com a presença dos 09 vereadores que compõe o Legislativo santanense, lideranças políticas locais e expressivo número de populares.

Duas chapas concorreram no pleito: Chapa 01, de oposição ao governo municipal, composta por Antônio Joaquim Leal, o Antônio de Hercília (MDB), presidente, Marcos Vinícius (MDB), vice, e Geosmar Aquino, o Báu (PSD), secretário. Apoiada pelos vereadores Egivan Miguel, o Bodó (PSB) e Clarete Rabelo (MDB). A mesma obteve 05 votos, sagrando-se vencedora. E a Chapa 02, de sustentação à gestão municipal, composta por Raimundo Honorato, o Mundinho (PTB), presidente, João de Deus Almeida, o Deusinho (PTB), vice, e Ricardo Rodrigues, o Ricardo da Lagoa (PTB), secretário. Apoiada pelo vereador Erisvaldo Batista (PTB). Tendo obtido 04 votos, ficando em segunda colocação.

Momento da contagem dos votos

Antônio de Hercília (MDB), está em seu segundo mandato no Legislativo santanense, já esteve vice-presidente da mesa diretora da câmara em seu primeiro mandato, ao lado do então presidente, Chico Borges (In Memórian), e pela primeira vez é eleito presidente da câmara municipal.

Presidente eleito, Antônio de Hercília (MDB), ao depositar seu voto na urna.

Após computados os votos, tornado público o resultado do pleito e empossado como presidente, Antônio de Hercília (MDB), agradeceu a Deus pela vitória, a os colegas de bancada pela confiança, bem como à família e amigos pelo apoio.

 O novo presidente creditou sua vitória ao processo democrático instalado naquela casa legislativa.

Se dizendo preparado para assumir a função de presidente do Poder Legislativo municipal, Antônio de Hercília (MDB), destacou que sua gestão à frente da casa, será pautada no diálogo e entendimento, visando o bem do município.

Mundinho (PTB), segundo colocado, ao depositar seu voto na urna.

Mundinho (PTB), segundo colocado na disputa pela presidência da mesa diretora da câmara municipal, reconheceu o resultado do pleito, destacou que o processo de votação ocorreu de forma democrática e com o resultado esperado.

O vereador, que está em seu terceiro mandato, agradeceu o apoio dos colegas de bancada, desejou boa sorte à diretoria eleita e garantiu continuar na câmara legislando em prol do povo santanense.

O agora ex-presidente da casa legislativa e atual secretário, Báu (PSD), que está em seu primeiro mandato na câmara, demonstrou gratidão aos colegas de bancada, pelos dois anos como presidente da mesa diretora. Segundo ele sua gestão na casa foi transparente e em defesa dos munícipes.

Báu parabenizou seu sucessor pela vitória e se dispôs a ajuda-lo na condução dos trabalhos da casa legislativa.

O líder governista na câmara e que disputou a função de secretário da mesa diretora da casa, Ricardo Rodrigues (PTB), disse que o resultado do pleito já era esperado, reconhecendo-o como democrático.

Ricardo Rodrigues (PTB), pontuou que passado o pleito, na câmara não mais existe um grupo de quatro e outro de cinco vereadores e sim nove parlamentares em defesa dos interesses do município.

O líder governista ainda pediu um minuto de silêncio em memória do ex-presidente da câmara e prefeito eleito Chico Borges (PTB), morto há dois anos (1º de Janeiro de 2017), vítima de acidente de trânsito, na PI-375, que liga Santana do Piauí a Picos, momentos antes de sua posse no Executivo municipal.

 

Fonte: Santanahoje

Facebook