Matéria / Educacao

Secretaria de Educação de Santana do Piauí segue com a Jornada Pedagógica 2019

A jornada pedagógica segue durante todo o dia de hoje terça-feira (05)

05/02/2019 | Edivan Araujo
Palestra da professora Patrícia Nunes / Fotos: AgoraED

Dando prosseguimento a Jornada Pedagógica 2019 realizada através da Secretaria Municipal de Educação de Santana do Piauí, em preparação para o início do ano letivo que se inicia nesta quarta-feira (06), foi realizada na manhã desta terça-feira (05) duas palestras com temas atuais e bastante discutidos, como, por exemplo, sobre o “IDEB em foco: uso do resultado e a formação de professores na escola”, proferida pela professora Patrícia Nunes que falou para os professores que estão participando da jornada.

Durante a palestra a professora Patrícia Nunes falou sobre a importância do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. O último IDEB por exemplo, realizado em 2017, a nota do Brasil foi de 5,8 nos anos iniciais, 4,7 nos anos finais e 3,8 no Ensino Médio.

Palestrante professora Patrícia Nunes

A professora e palestrante lembrou ainda que o Ideb que foi criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino, funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.

A palestrante falou também que o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. 

Patrícia Nunes informou ainda que as médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos, principalmente em anos impares como é agora em 2019 assim como foi realizado em 2017, então é importante que todo o sistema de ensino esteja envolvido nesse processo, disse ela.

A outra palestra trabalhada ainda durante a manhã foi sobre “Melhoria Contínua e feedback” ministrada pela Coordenação Pedagógica que falou da importância da valorização da comunicação entre os grupos sociais, as pessoas envolvidas nos projetos e as pessoas envolvidas no sistema que buscam um único objetivo comum para todos.

Para a coordenação o processo de melhoria contínua ajuda no desenvolvimento da aprendizagem, assim como ajuda também na caminhada dos projetos elaborados para que eles sejam desenvolvidos ao longo do ano, e o feedback é justamente a resposta desses resultados que foram pensados lá atrás e precisam continuar.

Para finalizar a secretária de Educação do município Maria Inês Rocha, informou também que paralelo a jornada pedagógica estava havendo uma capacitação das merendeiras através de uma palestra com uma nutricionista já que o ano letivo de 2019 terá início nesta quarta-feira (05).

Secretária Maria Inês Rocha

“Durante esses dois dias de jornada pedagógica podemos perceber o quanto está sendo gratificante a aprendizagem e a nossa preparação para o ano letivo, nós já conversamos com a prefeita Maria José (PP), e ela está bastante otimista para esse ano o que nos dar mais força ainda”, disse a secretária.

Facebook