A Câmara Municipal de Aroeiras do Itaim sob a presidência do vereador Francisco Borges Macedo, conhecido por Chico Mundico, PTB, realizou na tarde desta sexta-feira (22) a abertura do ano legislativo de 2019, aonde compareceram oito dois nove vereadores que compõem aquela casa, e que teve apenas um requerimento que foi apresentado e votado nessa primeira sessão do ano.
O vereador Edivá Barroso (PSB) que apresentou um requerimento solicitando uma operação tapa buraco na PI que liga o município a cidade de Picos, na tribuna da Câmara defendeu seu pedido dizendo que a estrada já tem causado algumas vítimas muitas delas pela falta de atenção e por outras pelos problemas ocasionados pela situação da mesma. O vereador ainda pediu que a Câmara realize sessões itinerantes nas comunidades rurais do município.
Vereador Edivá Barroso
Para o vereador, é importante que o prefeito da cidade juntamente com os vereadores recorram junto ao Departamento de Estradas e Rodagens do Piauí (DER), para que seja realizada uma operação tapa buraco devido o estado de conservação da mesma enquanto ainda se pode andar sem maiores transtornos, mas caso aumentem o número de buracos pode aumentar também no número de acidentes, e isso ceifará várias vidas, e agindo antes certamente evitará maiores desastres, disse ele.
O vereador José Joaquim Ferreira (Zé Galego), disse que estava feliz ao retornar aos trabalhos na Câmara Municipal e desejou boas-vindas aos demais colegas, pois o ano praticamente está se iniciando e acredita que o Poder Legislativo cumprirá o seu papel como órgão fiscalizador e trabalhará muito forte na aprovação dos projetos e na dedicação de cada parlamentar, disse ele.
Vereador José Joaquim Ferreira (Zè Galego)
O presidente da Câmara vereador Chico Mundica desejou boas-vindas aos demais colegas e disse que espera que ambos contribuam com a sua gestão, o parlamentar pediu ainda que todos eles façam o máximo de esforço para não faltar nenhuma sessão já que são apenas duas durante o mês.
Em relação ao projeto do executivo que seria votado na primeira sessão, as comissões pediram para ser adiada a votação uma vez que ele precisa ser esclarecido em alguns pontos importantes, mais que logo ele será votado em plenário pelos vereadores e certamente será aprovado.
Presidente da Câmara vereador Chico Mundico
Chico Mundica em resposta ao vereador Edivá Barrosos sobre as sessões itinerantes, ele disse que nesse momento devido ao período chuvoso ficará difícil de ser realizadas, mas que logo passe o inverno pode contar com o seu apoio. O parlamentar ainda convidou os demais colegas para visitar os postos de saúde do munícipio para ver de perto a situação de cada um. E finalizou apresentando os funcionários da casa que estarão a disposição dos demais colegas, e disse que continuará sendo a mesma pessoa de antes e vai trabalhar para todos indistintamente de partido político, frisou ele.
Já o vereador Manuel José Silva, (Nelito) disse que espera que o ano de 2019 seja um ano de muito trabalho para tordos, e que a Câmara cumpra o seu papel como sempre cumpriu e tem certeza que Chico Mundica irá fazer uma ótima gestão nesses próximos dois anos, pois segundo o parlamentar, o atual presidente é um vereador experiente e conhece bastante aquela casa. Para finalizar, Nelito informou que o ex-contador da Câmara está a disposição dos vereadores para tirar qualquer dúvida em relação ao imposto de Renda e demais orientações. Já quanto aos projetos que precisavam ser publicados no Diário Oficial dos Municípios no ano passado não tinha sido possível porque a Câmara não tinha convênio com aquele órgão, mais que agora será feita a publicação, disse ele.
Vereador Manoel José da Silva (Nelito)