A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Saúde Mental em parceria com o curso de enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI) promoverá entre os dias 16 e 18 de maio, a Semana de Luta Antimanicomial em alusão ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial.
Com o tema “Se o manicômio resiste a luta persiste” a semana tem como o objetivo de sensibilizar a importância de uma sociedade livre de manicômios e preconceitos, a luta pelos direitos de pessoas com transtornos mentais, conforme a lei 10.216, terá uma programação voltada não só a população com a deficiência, como também á um todo, que tem como intuito, fortalecer os vínculos familiares e sociais.
“Nós construímos uma programação para discutir com familiares e sociedade em geral os direitos e a liberdade. Além de receber o cuidado o paciente tem que receber o tratamento sem que para isso tenha que estar isolado. Convidamos toda população e interessados com a causa que venha participar com a gente dessa programação.” Afirmou a coordenadora de saúde mental, Santyla Brandão.
Os eventos serão realizados no Piauí shopping , onde terão atividades, cinema e minicursos, e no encerrando da semana dia (18), na praça Félix Pacheco ás 8 horas vai acontecer o CAPS Itinerante, exposição de telas e educação e saúde( folders, informações e encenação dos alunos de enfermagem da UFPI DE Picos).
confira a programação
Fonte: Ascom