Os policiais que farão parte da Delegacia de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DECCOR-LD) vão passar por treinamento para atuar em novas funções. A delegacia foi criada com a publicação da portaria 031 no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (7). O documento é assinado pelo delegado geral Luccy Keiko Leal.
Segundo a portaria, o policial civil deverá possuir conduta ilibada e participará de capacitação que o torne apto para as ações da unidade. Os treinamentos serão oferecidos pela Academia de Polícia Civil.
Foto: Letícia Santos
Delegado geral Luccy Keiko Leal assinou portaria criando a nova delegacia
O efetivo que irá compor a DECCOR-LD será o mesmo lotado na Divisão de Combate à Corrupção do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO). Entram na lista todos os delegados, agentes e escrivães de polícia civil.
O Cidadeverde.com apurou que os delegados Ferdinando Araujo e Tatiana Vasconcelos estão entre os cotados para comandar a nova delegacia, que terá estrutura própria.
A portaria diz que a DECCOR-LD terá como atribuição apurar a reprimir infrações penais praticadas por agentes públicos ou particulares contras as entidades e órgãos que integram a administração direta e indireta do governo do Estado. O delegacia só atuará em municípios se as infrações forem de grande complexidade e exija fundada especialidade na apuração.
Todos os inquéritos policiais e demais procedimentos instaurados na Divisão de Combate à Corrupção passarão a ficar sob responsabilidade da nova delegacia.
Por Hérlon Moraes
Cidadeverde