Matéria / Cidades

SANTANA DO PIAUÍ. Novena e missa marcam a última noite do festejo de São Pedro

A cerimônia iniciou às 19h, na praça São Pedro, no Centro da cidade, concentrando centenas de pessoas que se reuniram para louvar

29/06/2019 | Edivan Araujo
Multidão participa da missa de encerramento / Foto: Cidadesnanet

O festejo de São Pedro em Santana do Piauí, santo padroeiro do município, em sua octogésima primeira edição chegou na noite desta sexta-feira (28), na última novena e missa que foi celebrada pelo padre Fernando Amando. O sacerdote visita e prega pela primeira vez a comunidade católica da Área Pastoral pertencente a Paróquia São José Operário, situada na cidade de Picos.

A cerimônia iniciou às 19h, na praça São Pedro, no Centro da cidade, concentrando centenas de pessoas que se reuniram para louvar, cantar, orar e agradecer pelos milagres do santo padroeiro. A homilia foi presidida pelo padre Fernando Amando que celebrou acompanhado musicalmente pelo coral Vozes do Céu.

 

 

Na celebração, o santo padroeiro santanense, foi um dos exemplos citados pelo sacerdote que fez a leitura do evangelho relatando a valiosidade do homem para Jesus.

“Para Deus não importa se você é rico ou pobre. Todos nós somos valiosos aos olhos de Jesus e ele procura até encontrar. Hoje celebramos a festa de um grande pastor que foi São Pedro”, proferiu.

Em entrevista ao Cidades Na Net, padre Fernando afirmou que a participação dos fieis na última noite foi de grande expressividade.

“É uma avaliação muito boa e por ser uma região de pessoas que têm muito temor a Deus, sendo a última  noite de novena do padroeiro, sabíamos que teria muita gente. Minha avaliação é muito positiva porque superou as minhas expectativas e podemos perceber que é uma praça lotada de devotos que vieram para agradecer a Deus pela vida e mais um ano a celebrar a festa do padroeiro São Pedro”, declarou.

O 81º Festejo tem, além do objetivo de pregar a fé e a tradição festiva religiosa que completa oitenta anos, de acordo com a primeira secretária do Conselho Pastoral Comunitário, Maria Inês Leal, visa também arrecadar recursos para a construção da nova igreja e tem recebido importantes contribuições para a obra, desde doações financeiras, doações anonimas, como também a prestação de serviços de forma voluntária.

 

 

“Já estamos no terceiro mês de construção. Nosso povo é trabalhador e guerreiro onde cada um está cooperando da forma que pode e estão ajudando através de doações anonimas, de doações com serviço, materiais para construção seja com saco de cimento, com areia. São várias formas de doações que estão vindo. Graças a Deus, São Pedro tem abençoado”, explicou Maria Inês.

Membro do coral da igreja, Vozes do Céu, o vocal, Gilmar Rodrigues, destaca que durante as nove noite as pessoas participaram ativamente cantando junto ao som do coral.

“A participação das pessoas tem sido de forma intensa. Estamos surpresos com todas as noites de muito movimento, sempre lotada. Estamos muito felizes com o empenho voltado para a construção da nossa nova igreja. Para nós é muita felicidade”, avaliou como positivo Gilmar Rodrigues.

Após a missa foi realizado o tradicional leilão de São Pedro contendo várias  jóias e arrematação por parte das pessoas.

O festejo de São Pedro que iniciou desde o último dia 20 (quinta-feira), prossegue até este sábado (29) onde será comemorado oficialmente a data do santo, com a celebração da missa solene que será pregada pelo bispo diocesano, Dom Plínio José e  concelebrada pelo padre José Mairton. A missa terá início às 9h.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cidadesnanet

Facebook