A Comunidade Católica de São Julião do Piauí se prepara para receber no próximo dia 03 de agosto, o primeiro padre que a partir de então passará a residir no município e atuar nos serviços pastorais. Além do município de São Julião, o novo padre passará a atender também o município de Vila Nova do Piauí com todas as suas comunidades.
A programação para o momento de acolhida terá início às 17h30, do dia 03 de agosto, na Praça Dois Corações (entrada da cidade) para receber o Pe. Francisco Ramires, bem como as comitivas de outras cidades que virão participar desse momento. Em seguida, haverá uma caminhada até a Igreja Nossa Senhora da Conceição onde o Bispo Diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva, presidirá a Santa Missa no adro da Igreja.
A comunidade de São Julião passará a ser oficialmente Área Pastoral, pertencente a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Fronteiras, que tem como pároco, padre. Gildo Coelho. Entretanto, o padre Francisco Ramires assumirá a função de Vigário Paroquial e assim iniciará o seu pastoreio atuar e presidindo a Santa Missa, ouvindo confissões, visitando doentes e enfermos, celebrando casamentos e batizados, visitando famílias, organizando grupos e pastorais, atendendo às comunidades, entre outros serviços pastorais.
SOBRE O PADRE FRANCISCO RAMIRES
Nasceu em 29 de novembro de 1993, em Santa Cruz do Piauí, Paróquia Senhora Sant’Ana, filho de Maria das Dores da Silva e José Inácio de Moura. Foi batizado em 25 de novembro de 1995 e educado por sua avó materna, Inácia Maria do Espírito Santo, que além dos estudos incentivou-o na fé. Possui quatro irmãos: Yure Rangel, Camila, Jacqueline e Laila.
Fez a primeira Eucaristia em julho de 2002, e foi confirmado em janeiro de 2009, tendo como padrinho José Ildemar. Ingressou no Seminário Menor Diocesano São José, em Picos, em fevereiro de 2009, cursando o Ensino Médio no Instituto Monsenhor Hipólito, Colégio das Irmãs Cordimarianas.
Em 2012, ingressou no Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Teresina, recebendo a formação inicial presbiteral, cursando Filosofia e Teologia no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI). Em 03 de junho de 2016, foi admitido candidato às Ordens Sacras e em 13 de fevereiro de 2017, instituído no Ministério de Leitor e, no dia 12 de janeiro de 2018, no Ministério de Acólito, renovando suas disposições vocacionais e cultivando o amor as Sagradas Escrituras e a Eucaristia.
Pela graça de Deus, em 27 de dezembro de 2018, Festa do Discípulo do Amor, São João Apóstolo, ordenado Diácono. Exercendo o seu Ministério Diaconal aqui na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. No dia 03 de julho de 2019, na Festa de São Tomé Apóstolo, pela Imposição das Mãos de nosso Bispo Diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva, foi ordenado presbítero e assim designado pastorear aqui na então Área Pastoral Imaculada Conceição que compreende os municípios de São
Julião e Vila Nova do Piauí como Vigário Paroquial.
Por Júnior Sá