Nesta segunda-feira (14) foi a vez do município de Santana do Piauí receber o projeto “Cartório Eleitoral na Minha Cidade” para atender a população santanense com idade acima de 16 anos que precisava tirar o título de eleitor pela primeira vez, bem como outros serviços como transferência de sessão, espelho do título, revisão eleitoral, regularização para as pessoas que estavam com o título cancelado, além de poder tirar a segunda via caso os mesmos não tivessem mais.
A ação contou com apoio logístico da Prefeitura de Santana do Piauí, administrada pela Prefeita Maria José (Progressistas) e da Câmara municipal, presidida pelo vereador Antônio de Hercília (MDB). A população que chegou cedo para ser atendida tive acesso aos serviços da Justiça Eleitoral na Câmara Municipal de Vereadores, no horário de 7h30min às 13h30min.
Segundo informou a diretora do Cartório Eleitoral da 62ª Zona de Picos a advogada, Daniela Martins Duarte, para que as pessoas tivessem acesso a esse serviço era preciso levar a identidade, ou certidão de nascimento e um comprovante de residência, e seria atendida lá mesmo na hora e já saia com o documento em mãos, ou sua situação já regularizada.
Daniela Martins Duarte
A diretora do Cartório Eleitoral, Daniela Duarte, disse que esse projeto que foi descentralizado no mês de julho passado e visa atender toda a demanda que é feita no Fórum Eleitoral em Picos, ou seja, todos os serviços disponíveis pela justiça eleitoral lá efeito também nos municípios e hoje no caso de Santana do Piauí.
Daniele informou ainda que ao todo pertencente a 62ª Zona Eleitoral são seis municípios, mas somente cinco foram contemplados e até agora três já foram atendidos sendo eles, Geminiano, Dom Expedito Lopes e hoje Santana do Piauí, depois será a vez de Sussuapara e outra cidade, e ficará de fora a cidade de Santa Cruz do Piauí por que lá existe um posto de atendimento.
De acordo com ela, o saldo até agora é bem positivo, pois tem alcançado os objetivos propostos pelo projeto “Cartório Eleitoral na Minha Cidade”, pois os atendimentos estão correndo de forma satisfatória, frisou ela.
A prefeita Maria José (Progressista) que esteve na Câmara hoje pela manhã, disse que esse tipo de projeto é importante porque traz os serviços da justiça eleitoral até os munícipes, e muitas daquelas pessoas que não podem ir a Picos do Fórum Eleitoral hoje eles podem resolver tudo na própria cidade, disse ela.
Prefeita Maria José, Daniela Martins Duarte e vereador Antônio de Hercília
O presidente da Câmara Antônio de Hercília (MDB), que ofereceu o espaço disse que que a vinda da justiça eleitoral para Santana com esse projeto foi muito positivo, pois atendeu justamente aquelas pessoas que tinham dificuldade de se deslocar até a cidade de Picos, e puderam resolver seus problemas na cidade de Santana do Piauí, disse ele.
Foram prestado os seguintes serviços:
Transferência: 04
Revisão Eleitoral: 12
Segunda Via do Título: 01
Alistamento Eleitoral: 07
Algumas pessoas que tinham pendências com multas por não terem comparecido em eleições anteriores, o Cartório Eleitoral emitiu o boleto e elas farão o pagamento e tem até o início do mês de novembro para irem se regularizar.