Matéria / Cidades

Academia de Letras da Região de Picos promoverá de 25 a 26 de outubro seminários literários

Durante os dois dias de seminário vários poetas e cantores irão proferir palestras de diversos temas.

20/10/2019 | Edivan Araujo
Sede da ALERP / Foto: GP1

A Academia de Letras da Região de Picos (ALERP) realizará no período de 25 a 26 de outubro do corrente ano o XVI – Seminário de Literatura Piauiense e o XIII – Seminário de Literatura Picoense onde terá como homenageada a poetisa e professora, Camila Maria da Silva, que faleceu recentemente e que foi uma pessoa que prestou relevantes serviços a educação e a literatura não só de Picos, mais também ao estado do Piauí.

Os seminários que será promovido pela ALERP terá abertura oficial feita pelo médico, poeta e cantor Solon Reis que é membro da academia, será a pessoa encarregado para dar boas-vindas aos participantes do evento literário.

Os seminários literários serão realizados no Auditório Desembargador Edvaldo Pereira de Sousa – ALERP, que fica localizado na Praça João de Deus Filho próximo a Prefeitura de Picos. Durante os dois dias vários palestrantes irão falar sobre diversos temas da literatura tanto picoense, regional como piauiense.

HISTÓRICO DA ALERP

A Academia de Letras da Região de Picos – ALERP foi fundada em 22 de outubro de 1989, através de encontro realizado no auditório do INSS, em Picos, denominado Primeiro Encontro de Cultura da Região de Picos. O evento contou com a organização da Professora Rosa Luz, então diretora da Escola Técnica Estadual Petrônio Portela – PREMEM; do Clube Cultural Fontes Ibiapina, do Grupo Charles Chaplin, do Grupo Mutirão Arte e Cultura, do Grupo Ecológico de Picos – GECOP, jornalistas, professores, entre outros segmentos de produção e difusão da cultura Picoense; com a finalidade de resgatar, preservar e difundir nossa cultura, destacando-se como a Guardião da Cultura de Picos e macrorregião.

Neste ano de 1989 a Academia de Letras da Região de Picos completará 30 anos. São trinta anos de lutas pela valorização de nossas letras e da nossa cultura de uma forma geral.

Das 40 cadeiras que compõem a ALERP, apenas 31 estão ocupadas com membros efetivos e perpétuos, tendo como presidente atual o poeta Vilebaldo Nogueira Rocha.

Programação

Dia 25/10/2019 – Sexta-feira

19h30 – Abertura – Médico, poeta e cantor Solon Reis 
20h – Homenagem à Prof. e poetisa Camila Maria da Silva – Deolinda Marques 
20h30 – Palestrantes: Poetisa Olívia Rufino Borges e o Jornalista Francisco das Chagas de Sousa
TEMA: ALERP – 30 anos de história

Dia 26/10/2019 – Sábado (manhã)
08h – Apresentações culturais
09h –Palestrante : Escritor Enéas Barros
Tema: Traga-me um espadachim – Romance
10h – Bate-papo com escritores da ALERP : Mundica Fontes, De Assis, Deolinda, Francisco da Chagas Sousa, VIlebaldo Rocha.
Mediadora: Professora Mestra Marli Veloso

Dia 26/10/2019 – Sábado (tarde)
14h – Cantor Wanderley Soares
14h30 – Lançamento da Antologia Alerpiana – 30 anos
15h – Resultado do Concurso de poesia e entrega dos prêmios
15h30 – Palestrante Professor Mestre Luiz Egito de Souza Barros
Tema: Zé Limeira: O poeta do absurdo

Dia 26/10/2019 – Sábado (noite)
Lançamento do livro Travessia Ambiental da escritora Inês Luz

 

Fonte: Ascom
 

Facebook