Matéria / Cidades

Prefeitura de Bocaina realiza grande evento alusivo ao Novembro Azul

Na oportunidade foram realizados mais de 250 exames, para detectar, vários tipos de doenças.

28/11/2019 | Edivan Araujo
Palestra sobre o câncer de próstata em Bocaina. / Foto: Elton Araújo / Agoraed.com

Por: Elton de Souza Araújo

A Prefeitura de Municipal de Bocaina realizou através da Secretaria Municipal de Saúde um grande evento alusivo ao Novembro Azul, mês de prevenção e combate ao câncer de próstata.

Estavam presentes na ação a Secretária Municipal de Educação, Dra. Fátima Sá, o Vice-prefeito Teodoro João Simão, o Teodorinho, o vereador Naldo Leão e a diretora da Unidade de Saúde Jomásio dos Santos Barros, Wanderlene Leal.

O evento realizado teve grande representatividade no município, superando completamente as expectativas da gestão, contando com a presença em massa da população masculina, que assistiram uma palestra, sobre a prevenção e o combate ao câncer de próstata, um dos principais problemas de saúde que atinge a população masculina.

Na oportunidade foram realizados mais de 250 exames, para detectar, vários tipos de doenças.

De acordo com o Prefeito Dr. Erivelto Sá Barros, este tipo de câncer é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.

“É necessário que a população masculina tome mais cuidado com a sua saúde, não apenas para evitar o câncer de próstata, mas, também outros tipos de doenças, pois, todos nós sabemos que os homens são muito displicentes com a sua saúde, o que é totalmente errado. Todos nós temos que procurar um profissional da saúde sempre que notamos algo diferente no nosso corpo, justamente para evitar qualquer tipo de doença mais gravosa”, disse ele.

A diretora da Unidade de Saúde Jomásio dos Santos Barros, Wanderlene Leal de Barros, ressaltou que este evento é grande importância para a conscientização do público masculino, seja ele jovem ou idoso.

“É importante que o homem se cuide mais, pois, em comparação as mulheres, os homens têm um percentual de cuidado extremamente baixo no quesito saúde”, frisou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Elton de Souza Araújo/ Agoraed.com

Facebook