Por: Aparecida Mota
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Controle a Hanseníase, irá realizar uma semana especifica para debater sobre a Hanseníase. As atividades de combate à doença serão realizadas do dia 27 ao dia 31 de Janeiro.
Serão realizadas palestras, mesa redonda, campanha de diagnostico, atividade educativa, panfletagem e ações alusivas ao Janeiro Roxo.
O Coordenador de Controle a Hanseníase, Gilberto Valentim, falou da escolha da semana para trabalhar o tema e dos cuidados com a doença, assim como é importante combate-la.
Coordenador de Controle à Hanseníase, Gilberto Valentim.
“O Janeiro Roxo é o mês dedicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como mês de se trabalhar os sinais e sintomas da doença, buscas ativas, intensificar as atividades que rotineiramente já fazemos, decidimos trabalhar do dia 27 ao dia 31 de janeiro, justamente por o dia 31 ser o dia Mundial de combate a Hanseníase”, ressalta.
A programação começa, nessa segunda-feira (27), no bairro Parque de Exposição e segue até a sexta-feira (31), com atividades de combate a infecção.
Confira abaixo a programação do Janeiro Roxo:
DIA 27- Abertura com uma campanha de diagnostico a Hanseníase no bairro Parque exposição a partir das 08:00 hs
Dia 28 – workshop, palestra e mesa redonda sobre a Hanseníase na Universidade Federal do Piauí. ( Dr. Paulo Victor, Dra. Rana Cardoso e o Coordenador Municipal da Hanseníase, Gilberto Valentim). 14:00 hs as 17:00 hs
Dia 29 – Campanha de diagnostico na Unidade Básica de Saúde do Bairro Morada do Sol, a partir das as 08:00 hs .
Dia 30- atividade educativa no Posto de Assistência Médica de Picos (PAM), Bairro cata-vento a partir das 08h00min.
Dia 31- Encerramento com panfletagem e atividades alusivas ao Janeiro Roxo a partir das 17:30 hs na Praça do Museu.
Fonte: Ascom