Matéria / Cidades

GOPI e Grandes Lojas do DF e Bahia assinam Tratado de Mútuo Reconhecimento

A assinatura ocorreu no último sábado (01) na cidade de Salvador e contou com representantes de todo o Brasil

04/02/2020 | Edivan Araujo
Assinatura do tratado / Foto: WhatsApp

Em evento realizado no último sábado (01) de fevereiro do corrente ano na cidade de Salvador – Bahia, através do “II Seminário da Zona V” da Confederação Maçônica Interamericana (CMI) e Confederação da Maçônica Simbólica do Brasil (CMSB), o Grande Oriente do Piauí - GOPI/COMAB, assinou o Tratado de Mútuo Reconhecimento com as Grandes Lojas do Distrito Federal (Brasília) e da Bahia.

O Grande Oriente do Piauí (GOPI), também assinou o Tratado de Mútuo Reconhecimento com o Grande Oriente da Bahia (GOBA/COMAB), no aniversário de 30 anos do GOBA comemorado no mesmo dia.

Segundo informou Genivaldo dos Santos Leal, Grão-Mestre, do GOPI que representou a potência, muitas autoridades maçônicas de todos os estados do Brasil e do exterior, como o presidente da CMI, presidente do “II Seminário da Zona V” da CMI no Brasil, Grão-Mestre Geral do GOB, Secretário Geral da Confederação da Maçônica Simbólica do Brasil (CMSB) e vários grão-mestres da COMAB, CMSB e GOB estiveram presentes no vento.

Grão-Mestre Genivaldo participa do momento da assinatura

O Grão-Mestre do GOPI, Genivaldo Leal, disse que a assinatura desse tratado de mútuo reconhecimento com as Grandes Lojas no Brasil, significa novos tempos na maçonaria brasileira, e simboliza a união entre as grandes potências maçônicas do país, falou da satisfação de ter assinado também o mesmo tratado com o Grande Oriente da Bahia – COMAB, da qual confederação também faz parte, disse ele.

“Esse é um momento histórico para a maçonaria do nosso Piauí, pois no mês de dezembro passado (2019), assinamos o primeiro Tratado de Mútuo Reconhecimento com a Grande Loja de nosso estado, onde fomos muito bem recebidos no Complexo Maçônico, Reginaldo Rufino Leal em Teresina, pelo nosso irmão e Grão-Mestre Jarbas Nogueira Matias e demais irmãos. Quero dizer que esse foi o primeiro passo, e agora conseguimos dar mais um passo importante nesta caminhada”, relatou Genivaldo.

Jarbas Matias da Grande Loja (Piauí) e Genivaldo Leal do GOPI (Piauí)

O Grão-Mestre aproveitou para agradecer a grande recepção que teve em Salvador, na participação do “II Seminário da Zona V” da Confederação Maçônica Interamericana (CMI) e Confederação da Maçônica Simbólica do Brasil (CMSB), bem como aos membros do GOPI que também lhe apoiaram e sempre tem lhe ajudado nesta caminhada, disse Genivaldo.

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

  

  

 

Facebook