O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), em Picos, está realizando uma campanha para pedir às pessoas que agendem um horário para doação de sangue durante a pandemia da Covid-19.
Devido ao período de férias e ao carnaval, o estoque do hemocentro teve uma redução e com o isolamento social causado pela pandemia o problema se agravou.
De acordo com a assistente social do Hemopi de Picos, Valdênia Leite, houve uma redução de cerca de 60% no estoque.
“Estamos funcionando com a nossa equipe completa no mesmo horário. Mas estamos alertando todos os doadores para agendarem a sua doação, evitando assim muito fluxo”, explicou a assistente social
O agendamento é uma alternativa encontrada pelo hemocentro para que se evite a aglomeração de pessoas em um só local e evitar que o estoque de bolsas de sangue caia durante o período de calamidade pública no estado.
Em Picos, os agendamentos estão sendo realizados pelo telefone (89) 3421- 0704.
Triagem para a doação
O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) incluíram, através da Nota Técnica Nº 05/2020, o novo Coronavírus, Covid 19, no protocolo de triagem dos candidatos à doação de sangue.
-Candidatos que tenham se deslocado ou que sejam procedentes de regiões com casos confirmados, nacionais ou internacionais, são considerados inaptos por 30 dias, após retorno destas áreas.
-Candidatos que tiveram contato nos últimos 30 dias com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico ou laboratorial de infecção confirmada pela COVID-19, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos dessa doença são considerados inaptos por 30 dias, após o último contato com essas pessoas.
-Candidatos que apresentaram infecção pelo COVID-19 são considerados inaptos por um período de 90 dias, após recuperação clínica completa (assintomáticos).
-Candidatos que tiveram contato próximo com pessoas que vieram de regiões com casos autóctones podem doar após 14 dias do contato, desde que assintomáticos.
Finte: Picos40graus