Por Kelly Lorenna
Diante da atual pandemia mundial devido o novo coronavírus, a Prefeitura Municipal de Picos preparou um guia com dicas que podem ajudar na prevenção da doença que causa infecção respiratória.
A gestão municipal está intensificando a prevenção da Covid-19, seguindo orientações publicadas pelo Ministério da Saúde (MS). No site do MS foram disponibilizadas práticas que podem ajudar no controle da doença. Conheça quais são e ajude a combater a proliferação do vírus.
Para evitar o contágio do vírus é importante ter informação correta sobre a forma de transmissão da doença. Além disso, é necessário conhecer os cuidados básicos de prevenção que ajudam no combate do coronavírus.
O médico e assessor técnico da Secretaria de Saúde de Picos, Pascoal Gomes, fala sobre os três principais pilares de prevenção do coronavírus.
“Nós temos que ter a informação correta, higienizar as mãos lavando-as com água e sabão, já que é tão eficaz quanto o uso do álcool em gel e também ter a sensibilidade e a consciência de que temos que ficar em casa, pois o isolamento social é a medida mais eficiente de controle dessa pandemia”, explica o médico.
Segundo ele, a principal forma de contato com o vírus é por meio de gotículas (aerossóis).
“As gotículas permanecem na superfície e é muito comum as pessoas terem o hábito de abraçar, apertar as mãos, coçar os olhos, nariz e boca, e se você tiver tido contato com a superfície contaminada acontece a transmissão”, argumenta.
Além do contato direto, o vírus fica armazenado na extensão dos objetos, facilitando ainda mais sua propagação.
O coronavírus apresenta sintomas leves, mas pode se agravar em pessoas com condições de saúde mais vulneráveis.
Possíveis sintomas:
De acordo com o médico Pascoal Gomes, a orientação da Secretaria de Saúde de Picos é que todo paciente que apresente sintomas de tosse, febre, coriza e falta de ar, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou ligue para o comitê do coronavírus através do número (89) 9 9936-1391. Já nos casos de resfriados comuns é importante que o paciente fique em casa.
Todas as equipes de saúde da família disponibilizaram uma sala específica para atender todos os pacientes com sintomas respiratórios. O paciente vai passar por uma avaliação e a partir dos resultados será ou não encaminhado para o Hospital Regional Justino Luz para coleta do exame.
Finte: Ascom