A Prefeitura de Santana do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, prossegue com a realização de barreiras sanitárias no município, em prevenção ao Coronavírus. Agora só nos finais de semana. De acordo com o secretário da pasta, Layrton Carvalho, as barreiras acontecem a partir desta sexta-feira (17).
Conforme Layrton, nesta nova etapa, as barreiras, além de contar com agentes da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, também tem o apoio de outras pastas, a exemplo de Educação e Assistência Social.
A 1ª fase de bloqueio sanitário, aconteceu de 08 a 12 de Abril, durante a Semana Santa.
“As barreiras sanitárias em Santana, em prevenção ao Coronavírus, nesta 2ª etapa, acontecem só nos finais de semana, sexta, sábado e domingo, das 16h e 30min às 18h e 30min, na PI-375, portal da cidade, mesmo local onde foi realizada a 1ª etapa. A ação se estende enquanto os decretos da pandemia de Covid-19 estiverem em vigor”, destacou o secretário.
Segundo Layrton Carvalho, nas barreiras sanitárias, as equipes de saúde, Vigilância Sanitária, Educação e Assistência Social, com o apoio da Polícia Militar local, abordam motoristas e motociclistas, que chegam ao perímetro urbano ou saem da sede do município, orientando-os sobre os efeitos da Covid-19 e os métodos de prevenção contra a infecção.
“Até o momento Santana continua fora das estatísticas de Covid-19 do Piauí e isso se deve às ações preventivas implementadas pela gestão da Prefeita Maria José, com destaque para o isolamento social. Não vamos baixar a guarda, ao contrário, esse senário favorável, nos motiva a continuar na linha de frente da prevenção ao Coronavírus”, disse Layrton.
Rondas
O secretário de Saúde, Layrton Carvalho, também destacou as rondas sanitárias que estão sendo feitas nos finais de semana no município, na prevenção ao Coronavírus. Segundo ele, a Saúde, através da Vigilância Sanitária, com o apoio da PM, está realizando rondas nas zonas Urbana e Rural do município, especialmente em estabelecimentos comerciais, orientando sobre os perigos do Coronavírus, como se prevenir da Covid-19 e evitar aglomerações, garantindo assim o isolamento social.
Pulverização
Outra ação desenvolvida pela gestão da prefeita Maria José, na prevenção ao Coronavírus, destacada pelo secretário Layrton Carvalho, é a pulverização de vias públicas na sede e comunidades rurais do município.
“Depois da primeira etapa de pulverização, na zona urbana, agora a ação está acontecendo nas comunidades rurais do município. Já fizemos nas localidades Barro, Lagoa Seca e Lagoa dos Marcelino. Nos próximos dias os demais povoados também serão contemplados”, disse o secretário.
Rsponsabilidade da Pulverização:
- 16/04 - LAGOA SECA - Layrton
- 17/04 - LAGOA DOS MARCELINOS - Netinho
- 20/04 - ENGANO - Thizé
- 21/04 - CAMARADA - Netinho
- 22/04 - QUEIMADA DA EMA - Layrton.
Conforme Layrton Carvalho, a higienização das vias públicas com água e hipoclorito de sódio (água sanitária), deve acontecer a cada 15 dias em todo o município, em quanto durar a pandemia de Coronavírus.
Pulverização em Lagoa dos Marcelino
Foto: ASCOM
Foto: ASCOM
Fonte: Santana Hoje