Por Paula Monise
A Prefeitura de Santana do Piauí através da Secretaria Municipal de Obras iniciou nesta terça-feira (21) o serviço de roço do mato e recuperação das estradas vicinais. A ação de melhoria com foco na mobilidade rural é realizada todos os anos assim que o período chuvoso cessa.
O município santanense possui uma extensa área rural que contempla as comunidades de Queimada da Ema, Malhada Vermelha, Camarada, Engano 1 e 2, Lagoa Seca, Lagoa dos Marcelinos, Barro e Brejinho, por essa razão se torna indispensável a manutenção das estradas que diriamente trafegam dezenas de pessoas.
Na recuperação das estradas vicinais estão sendo utilizados maquinários próprios do município. O serviço já foi executado na via que interliga as comunidades Barro e Brejinho. Confira o vídeo!
“Esses serviços são muito importantes para a mobilidade nas comunidades rurais. A população já estava solicitando os reparos, assim que o período chuvoso deu uma trégua já iniciamos os trabalhos de recuperação e do roço que tem total aval da prefeita Maria José. Vamos contemplar todas as comunidades”, frisou o secretário de Obras, Thizé Leal.
Em se tratando do roço do mato, este é realizado para garantir maior segurança aos condutores, aumentando a visibilidade das vias. Santana possui estradas com curvas e nesse período de inverno a vegetação avança sobre as estradas. Já foram beneficiadas com a ação a estrada que dá acesso à Chapada do Jabuti, as comunidades de Lagoa Seca, Malhada Vermelha, Ponta da Serra, Engano e Várzea do Engano.
Roço Malhada Vermelha à Ponta da Serra
Trecho do Engano à Varzea do Engano
Chapada do Jabuti
Fonte: Ascom