A Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba investiga um caso de uma paciente que teria infectado com covid-19 por duas vezes. A reinfecção ocorreu em uma técnica de enfermagem de 31 anos. A informação foi confirmada pela médica infectologista Renata Beltrão, da equipe de enfrentamento à Covid-19 da Secretaria de Saúde de Parnaíba.
A técnica de enfermagem realizou o teste rápido no dia 27 de abril, ficou de quarentena e em novos exames, o swab, o mais preciso, e novamente um teste rápido, constatou negativo. No dia 28 de maio, a técnica apresentou sintomas do novo coronavírus e em um quatro teste, ela testou positivo.
"A paciente apresentou sintomas clássicos em abril quando foi feito um sorológico no dia 27 que deu positivo. No mesmo dia, ela realizou um swab que veio negativo, conforme o que deveria ser para um paciente que está no 10º dia, que acabou a fase de replicação viral e que não tem mais vírus na cavidade, partículas que sejam detectada pela nasofaringe por esse método. Então, temos um diagnóstico positivo no dia 27 de sorologia e um swab negativo", explica a infectologista Renata Beltrão.
A médica explica que após o tratamento, a paciente ficou assintomática, teve alta hospitalar e retomou para as atividades habituais. Contudo, nos últimos dias, ela voltou a ter sintomas da Covid-19 e testou positivo para a doença pelo método swab, pelo qual é coletado material da narina.
"Esse novo swab veio positivo representando uma discordância do primeiro e que não é padrão que isso aconteça. Isso não significa que estamos de frente a uma reinfecção, mas significa que tem sugestão que isso seja, na leitura simples dos exames", reitera a infectologista.
A Secretaria de Saúde de Parnaíba ressalta que apura o caso. A Secretaria Estadual de Saúde informou ao portal Cidadeverde.com que não foi comunicada do caso.
Por João Bandeira, Gracyane Sousa e Yala Sena
Com informações do Cidadeverde