Após a divulgação do novo balanço epidemiológico divulgada na noite deste sábado (20), por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, onde os gráficos apontam toda a situação do novo coronavírus no município, a última semana foi considera pela equipe como a mais intensa, pois foram registrados 116 casos em seis dias, e mostra que seis bairros têm aumentado o número de pessoas infectadas consideravelmente, além de um povoado na zona rural.
O bairro com o maior número de casos confirmados de Covid-19 é o Junco com 44 casos, em seguido vem Canto da Várzea com 34, depois o São José com 32, em seguida dois bairros o Centro e a Ipueiras com 27 casos cada um, o quinto é as Pedrinhas com 23. Esses seis bairros juntos têm 187 casos confirmados.
Já na zona rural o número de casos de covid é bem menor, assim como também sua população, mais aquelas comunidades maiores também apresenta uma quantidade mais elevada como é o caso do povoado Valparaíso que tem 14 casos de covid, em seguida vem o povoado Altamira com 06 casos e em seguida Carnaíbas e Lagoa Grande com 05 casos cada um.
No novo balanço também mostra quais são os principais sintomas apresentados pela doença liderado por Febre com 41,9% e Tosse com 35%, logo depois vem Assintomáticos com 32,9% e Dor de Garganta com 23%, além de outros sintomas que podem ser visto no gráfico.
Outro fator que chama atenção é a distribuição dos casos confirmados de Covid-19 por faixa etária, e dentro desse quesito foi identificado que o maior número de casos é de pessoas entre 30 a 39 anos de idade, além de mostrar também por sexo entre homens e mulheres.
O balanço também mostra a evolução clínica dos casos confirmados de Covid-19, sendo 72,3% estão em acompanhamento, 26,2% recuperados e 1,5% representa os óbitos.
Boltim Informativo da Secretaria Municipal de Saúde de Picos
Gráficos: Secretária Municipal de Saúde de Picos