Matéria / Polícia

Governo cria Rocap, novo grupamento militar, para reduzir fugas em presídios

O grupamento é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) e o Comando da Polícia Militar do Piauí

29/10/2020 | Edivan Araujo
Governo cria Rocap / Fotos: Thanandro Fabrício/Sejus

O grupamento militar Rocap (Rondas Ostensivas de Caráter Prisional), lançado nesta quinta-feira (29) no Piauí, é uma resposta às constantes fugas de presos da Colônia Agrícola Major César Oliveira, na tentativa de reduzir as ocorrências, além de estabelecer uma maior sensação de segurança aos moradores da região. O grupamento é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) e o Comando da Polícia Militar do Piauí. 

“Nós temos o problema recorrente das fugas na Major César. Essa é constante pauta negativa. Além disso, estamos com o complexo penitenciário que está sendo criado na região de Altos com a Casa de Detenção Provisória, a Colônia Agrícola Major César Oliveira, a Unidade de Apoio Prisional e a Cadeia Pública de Altos. (Juntando todos), são aproximadamente 1.500 presos”, comenta o secretário de Justiça, Carlos Edilson Sousa. 

O grupamento militar pertence a 4ª Companhia de Presídios, que era situada na Penitenciária Prof. José Ribamar Leite, localizada na BR-316, que foi transferida para a base do Rocap, em Altos. 

“Optei por uma questão de gestão: tirar a 4ª Companhia sediada na Penitenciária Prof. José Ribamar Leite e levar para essa nova estrutura. Fizemos uma parceria com a Polícia Militar. A Companhia vai continuar na assistência prisional, mas também atuando nas comunidades vizinhas. Esses policiais já eram vinculados ao sistema prisional de dentro do presídio, mas agora também vão trabalhar na área externa. Ganha o sistema prisional e ganha toda a sociedade”.




De acordo com a Sejus, “a reforma e pintura do posto do Rocap foram feitas com a mão de obra carcerária. Conforme a Lei de Execução Penal (LEP), a cada três dias trabalhados, os internos possuem o direito de remição de um dia de suas penas”. 

“A companhia ficará em um posto policial. Toda a reforma com a mão-de-obra foi feita pelos internos do sistema. O posto fica em plena BR-343 ao lado do Centro de Detenção, na estrada que dá acesso à Major Cesar, em Altos”.

O secretário ressalta que o reforço policial também é uma resposta aos moradores da região, incluindo os visitantes do parque florestal que fica ao lado da Major César. “Nós tínhamos muitas reclamações dos moradores, sítios próximos da Major César que eram arrombados. Queremos reforçar a segurança no local e diminuir as ocorrências”. 



 

Carlienne Carpaso

Fonte: Cidadeverde

Facebook