Matéria / Polícia

Polícia deflagra operação que apura violência contra idosos na pandemia

Nesta sexta, de acordo com a Polícia Civil, estão sendo cumpridas cinco medidas cautelares no Piauí

04/12/2020 | Redação
Operação realizada pela Polícia Civil / Foto: Divulgação / Polícia Civil

A Delegacia Especializada de Segurança e Proteção ao Idoso deflagrou na manhã desta sexta-feira (04) a Operação Vetus. A ação, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP),  tem como objetivo combater crimes de violência contra o idoso nos 26 Estados da Federação e no Distrito Federal.

Nesta sexta, de acordo com a Polícia Civil, estão sendo cumpridas cinco medidas cautelares em Teresina.

A Operação Integrada que teve início no dia 01 de outubro, dia internacional do idoso, foi planejada tendo em vista o aumento de denúncias de abuso registradas durante o período de pandemia, pelo Disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Desde então, a Polícia Civil do Estado do Piauí já apurou mais de 70 denúncias envolvendo crimes de violência contra o idoso, que culminaram com a instauração de 23 procedimentos investigativos, com atendimento de mais de 70 pessoa idosas vítimas de violência e a prisão de 08 agressores em todo o Estado. 

Ainda durante o período, foram realizadas 70 diligências referentes a Denúncias de Disque 100, entre visitas domiciliares com  a equipe multidisciplinar da DSPI, além de escutas qualificadas e diligências policiais.

Foto: Divulgação/Polícia Civil 

"Essa operação tem como objetivo de combater essa violência, que aumentou consideravelmente no período da pandemia. Hoje, estamos deflagrando a operação para finalizar esse trabalho que já se iniciou há dois meses", explicou a delegada Daniela Barros, titular da Delegacia Especializada de Segurança e Proteção ao Idoso.

O secretário estadual de Segurança Pública, coronel Rubens Pereira, também destacou a importância do trabalho integrado entre os estados brasileiros para o combate a crimes contra os idosos. "Importante essa integração, com todos os estados do Brasil, para reduzir essa criminalidade, principalmente com foco nesse indicador apresentado pelo Ministério da Justiça. O Piauí apresenta sua contribuição, a sua colaboração importante. O que nós queremos, unidos, é realmente reduzir esses indicadores no Brasil, protegendo os idosos", destacou. 

 

Com informações do Cidadeverde 

Facebook