Matéria / Educacao

Piauí tem quase 50% de ausência no Enem 2020

Para o Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, 2020 foi um ano atípico para a Educação brasileira devido à pandemia da Covid-19 e os números refletem o momento

18/01/2021 | Redação
Escola Técnica Federal do Piauí / Foto: Reprodução / G1/PI

Quase 50% dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 no Piauí não compareceram à prova no primeiro domingo (17), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Para o Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, 2020 foi um ano atípico para a Educação brasileira devido à pandemia da Covid-19 e os números refletem o momento.

“Vários fatores contribuíram para gerar essa grande quantidade de faltosos em todo o Brasil. A Pandemia trouxe muitas incertezas e, além do adiamento da prova, tivemos ainda o impasse se o Enem aconteceria na data prevista”, disse.

O gestor disse ainda que o medo da contaminação foi outro fator que fez com que muitos não comparecessem aos locais de prova.

“Apesar do Inep ter garantido que todos os protocolos sanitários seriam cumpridos, muitos estudantes moram com pessoas do grupo de risco ou possuem alguma comorbidade. Acredito que o aumento dos casos fez com que essas pessoas ficassem com medo de sair do isolamento para fazer o Exame”, afirmou.

Por vários anos consecutivos, em condições normais, o Piauí teve as menores taxas de abstenção no exame. Este ano, contudo, o estado teve a 5ª menor taxa do país.

Paraíba (44%), Sergipe (46,2%), Alagoas (46,7), Rio Grande do Norte (46,9%) e, em seguida, o Piauí (47,4%) tiveram os menores percentuais de ausência.

Rondônia teve o maior percentual de ausentes, 64%, mas o Ministério da Educação destacou que algumas cidades do estado não tiveram seus dados computados.

Fonte: G1 PI

Facebook