Matéria / Cidades

Trilha Pedagógica com palestra sobre saúde mental marca abertura do ano letivo em Santana do Piauí

O evento aconteceu na Quadra Chiquinho Borges com o tema Educação santanense na perspectiva de novos desafios

22/02/2021 | Redação
O evento aconteceu na Quadra Chiquinho Borges com o tema Educação santanense na perspectiva de novos desafios / Fotos: Cidadesnanet

A Trilha Pedagógica realizada na tarde desta segunda-feira, 22 de fevereiro, marca abertura no ano letivo em Santana do Piauí. O evento aconteceu na Quadra Chiquinho Borges com o tema “Educação santanense na perspectiva de novos desafios.

O evento reuniu professores, diretores, coordenadores e demais servidores da Rede Municipal de Educação e contou com a presença do palestrante Moisés Nascimento que falou sobre inteligência emocional e saúde mental em tempos de pandemia do novo coronavírus. Durante a palestra, Moisés Nascimento, que é psicólogo e pedagogo, desenvolveu dinâmicas com os participantes.

Sobre a saúde mental o profissional citou vários exemplos da atualidade que estão afetando o fator psicológico da sociedade. Como exemplo a ansiedade exacerbada causada pela tecnologia digital.

“Hoje quando chegamos em qualquer repartição a primeira coisa que perguntamos é sobre a senha da internet, do wi-fi. Somos uma geração que vive o hedonismo, ou seja, que precisa mostrar que estamos felizes, muito mais do que somos verdadeiramente, pois postamos fotos sorridentes no Instragram, no Facebook, mas os travesseiros estão encharcados de lágrimas. Hoje existem pessoas que vivem a necessidade de mostrar o melhor carro, o melhor resort, a melhor roupa, mas que por dentro estão vazias e sofrendo”, citou como exemplo a sociedade atual.

Moisés chamou atenção para que as pessoas respeitem as outras no tocante aos sentimentos. “O sofrimento de uma pessoa para ela é grande e para mim pode parecer bobagem.  Assim como o meu sofrimento para mim é grande, mas para você pode parecer uma bobagem. Temos que aprender ser empáticos e nos colocar no lugar do outro. Isso faz toda a diferença porque se não fizermos isso a gente vê o sofrimento do próximo como uma bobagem e tolice”, alertou Moisés.

A professora da escola Armínio Monteiro, Leidiane Sousa, que trabalha no Ensino Infantil e Fundamental I, deu seu ponto de vista para com a palestra sobre saúde mental.

“As palestras dele nos encoraja a seguir a vida nesse novo retorno e é de suma importância para voltarmos para sala de aula. Independente de sala de aula é muito motivadora” avaliou a professora Leidiane.

Ano letivo

De acordo com secretária de Educação, Maria Inês, para o ano letivo de 2021 em Santana do Piauí, estão previstas as aulas híbridas com ensino remoto e presencial, mediante obediência de protocolos do Ministério da Saúde.

“Mediante o tempo de pandemia, hoje é o nosso primeiro encontro com relação ao ano de dois mil e vinte e um. Passamos janeiro e metade de fevereiro sentados com a equipe de saúde, prefeito, gestores, pensando na volta de forma híbrida. A gente sabe que é um passo e todo passo requer uma responsabilidade bem maior. Estamos bem assessorados com nossos profissionais, a saúde, a gestão. A prefeita Maria José preocupada em preservar vidas e hoje nós resolvemos fazer esse encontro presencial com todos os servidores da rede municipal de ensino já pensando em dar esse novo passo a partir do início de março, retornando as atividades, as nossas aulas de forma híbrida”, destacou Maria Inês.

A secretária explicou como se deu o processo de matrículas. “Nós já temos uma pré-matrícula, onde no ato da matrícula o pai assinava um uma ficha, um protocolo onde ele dizia se queria que o filho frequentasse presente ou participasse de forma remota. A partir daí, nós nos organizamos, fomos atrás de profissionais de saúde, inclusive, a Secretaria de Saúde que está sendo uma parceira nossa e desde primeiro de fevereiro, que está monitoramento interno […] No município até hoje nós não temos um caso ativo”, pontuou acrescentando. “Nós fizemos um direcionamento com relação as salas e tudo obedecendo os protocolos da saúde. Por sala a gente vai atender conforme é determinado pelo protocolo”, concluiu a secretária de Educação de Santana do Piauí anunciando que as aulas estão previstas para o mês de março. A data definitiva ainda não foi divulgada.

Docentes da Rede Municipal de Educação participam da Trilha Pedagógica em Santana do Piauí adotando distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel.

A prefeita Maria José na acolhida saudou todos os participantes. A gestora santanense ressaltou que cada passo será dado com firmeza mediante todos os cuidados preventivos para com o alunado e o corpo docente.” Todos nós fomos chamados a reinventar e é isso que queremos do grupo que cuida da educação”, disse.

“A medida que houver os decretos e determinações nós vamos seguir porque é uma questão de segurança e exigência nas responsabilidades. Vamos iniciar devagar, passo a passo. Um dia faz e avalia. Se precisa mudar vamos conversar e repensar. Precisamos contar com todos vocês e a população de estudantes precisa de vocês muito mais”, pontua. “Tivemos um ano irreparável na questão de aprendizagem dos jovens e crianças e precisamos trazer a responsabilidade para nós”, destacou a prefeita Maria José.

“Que possamos estar juntos irmanados. Somos todos do mesmo município e o objetivo nosso é o mesmo: que a missão que temos como educador seja a diferença na vida das pessoas”, concluiu a prefeita de Santana do Piauí.

Neste ano aproximadamente 850 alunos estão matriculados nas 09 escolas que compõem a rede de educação de Santana do Piauí. Do total de unidades de ensino, seis estão localizadas na zona rural e três na sede do município.

O Governo do Piauí anunciou, hoje, segunda-feira, 22 de fevereiro, um novo decreto que restringe atividades econômicas consideradas não-essenciais e suspende as aulas presenciais em escolas públicas e particulares, além de outras medidas. O decreto passa a vigorar nesta quarta-feira (24) e as medidas seguem até 7 de março.

Veja mais fotos

 

 

 

 

 

Fonte: Cidadesnanet

Facebook