Matéria / Cidades

Câmara de Santana realiza sessão e aprova projeto de reforma administrativa da prefeitura

A sessão foi realizada nesta sexta (26)

27/02/2021 | Redação
A sessão foi realizada nesta sexta (26) / Foto: Ascom

A Câmara Municipal de Santana do Piauí realizou na noite desta sexta-feira (26), sessão ordinária onde foi votado e aprovado três requerimentos e um projeto de Lei da prefeitura municipal que trata sobrea a reforma administrativa. Sobre os requerimentos, o primeiro tratava-se da construção do prédio próprio da prefeitura do município, o segundo sobre a construção do prédio da Câmara e o terceiro sobre a reforma do matadouro municipal. A sessão foi presidida pelo vereador e presidente da casa, Marcos Vinícius Leal (Vinícius - MDB).

Mesa Diretora da Câmara

Durante a sessão alguns vereadores usaram a tribuna da Câmara para se manifestar e apresentar algumas preposições, e a primeira a usar a fala foi a vereadora Elesilsa Helena (PSD), que pediu de forma verbal que a secretaria da casa fizesse um requerimento pedindo a prefeitura que voltasse a coleta de lixo na localidade Queimada da Ema, bem como também fizesse a reposição de algumas lâmpadas que estão queimadas naquela comunidade.

Vereadora Elenilsa Helena

O presidente da Câmara Marcos Vinícius parabenizou aos vereadores pelos requerimentos daquela sessão, e aproveitou para falar com os demais colegas que fiquem ficar atento ao regimento interno da casa, pois é preciso obedecer ao que ele determina para que a sessão não seja tumultuada, frisou.

Vinícius defendeu a aprovação do projeto de Lei do Poder Executivo que trata sobre a reforma administrativa, pois para ele, dessa forma a gestão andará mais rápida e quem ganha com isso é a população. Sobre a construção do prédio da prefeitura, o vereador informou que a prefeita Maria José tem tratado sobre isso com o deputado Severo Eulálio (MDB), e que esse já encaminhou para a Secretaria das Cidades do Governo do Estado através do secretário Fábio Xavier, e sobre a sede da Câmara isso só será possível se houver parceria com outros órgãos, e pediu que os colegas também busquem parcerias nesse sentido, disse o presidente.

Vereador Marcos Vinícius

O vereador Ricardo Rodrigues (Progressistas) que ao discursar informou para a vereadora Elenilsa que a coleta do lixo naquela comunidade, e em todas as outras irá voltar em breve, pois a licitação para a contratação de uma empresa para fazer o serviço estava em fase final, então acredita que nos próximos dias esse problema será resolvido.

Ricardo Rodrigues aproveitou para parabenizar a secretaria municipal de Educação do município pela realização da “Trilha Pedagógica”, como forma de preparação para o início do ano letivo de 2021. O vereador falou que a prefeita Maria José (Progressistas) tem trabalhado muito para manter o município bem organizado, e disse que a mesma esteve recentemente com o deputado Severo Eulálio tratando de vários projetos para o município e um deles é sobre a construção da prefeitura do município, frisou.

Vereador Ricardo Rodrigues

O vereador João Guilherme (MDB), disse que o projeto de Lei do Executivo Municipal que trata sobre a reforma administrativa, ela é de suma importância para o município, pois além de melhorar a gestão, ela também irá dar mais dinamicidade administrativa e fará com que o atendimento a população seja mais eficaz ainda, disse ele.

Vereador João Guilherme

Já o vereador Antônio de Hercília (Progressistas) iniciou seu discurso falando sobre a reforma do matadouro municipal que nunca foi concluído, pois quando ele foi feito na época em outra administração, o gestor nunca se preocupou em deixar ele funcionando, e hoje é praticamente um dinheiro perdido e que a gestão atual não tem muito o que fazer. O parlamentar lembrou ainda que os recursos da Câmara são mínimos e que mau dar para pagar as contas, e que a construção de um prédio próprio depende de recursos extras, por isso cabe a cada vereador também correr atrás de recursos para isso, disse ele.

Vereador Antônio de Hercília

A vereadora Clarete Rabêlo (Progressistas), iniciou sua fala pedindo ao presidente da casa que realizasse uma sessão solene sobre o Dia Internacional da Mulher, que é comemorado no dia 08 de março, mas que essa sessão poderá acontecer até o final do mês. A parlamentar aproveitou também para parabenizar a secretaria de Educação do município pela realização da Trilha Pedagógica como preparação para o início do ano letivo.

Clarete Rabêlo informou também, que na próxima semana deverá começar o calçamento em algumas ruas na sede do município, obra essa que será executada através de uma emenda parlamentar da deputada federal Marina Santas, e concluiu seu pronunciamento falando sobre a importância do projeto que trata sobre a reforma administrativa da prefeitura.

Vereadora Clarete Rabelo

O vereador Ismael Borges (PSD) apresentou três requerimentos onde o primeiro tratava-se da construção do prédio próprio da prefeitura do município, o segundo sobre a construção do prédio da Câmara e o terceiro sobre a reforma do matadouro municipal.

Vereador Ismael Borges

O vereado Francisco José de Carvalho (Francisquinho – Progressistas), em sua fala disse que o matadouro público municipal que foi construído há muitos anos nunca funcionou porque o gestor da época não se empenhou para colocar ele em funcionamento, e disse que agora é muito fácil cobrar da gestão atual, o que deveria ter sido feito naquela época, disse ele.

Francisquinho aproveitou para parabenizar a prefeita Maria José pelo excelente trabalho que a mesma vem de realizando no município, e falou ainda dos cuidados que a população deverá tomar para evitar a contaminação do novo coronavírus, disse.

Vereador Francisquinho

O Projeto de Lei que trata sobre a restruturação Administrativa do Poder Executivo do Município de Santana do Piauí, que dispõe dos órgãos integrantes da administração direta foi aprovada em duas votações e segue para a sansão da prefeita Maria José.

Nova estrutura administrativa do município:

Os Órgãos de Assessoramento imediato ao Prefeito Municipal:

Gabinete do Prefeito;

Procuradoria- Geral do Município;

Controladoria-Geral do Município;

Secretaria Municipais:

Secretaria de Governo;

Secretaria de Administração;

Secretaria de Saúde;

Secretaria de Educação;

Secretaria de Finanças;

Secretaria de Agricultura;

Secretaria de Assistência Social;

Secretaria de Esporte e Lazer;

Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos;

Secretaria de Obras e Serviços Públicos;

Secretaria de Cultura.

 

Fonte: Ascom

 

Facebook