Matéria / Cidades

Dalva Mocó pede que secretaria de Saúde implante no CIEM o serviço de mastologia

A vereadora pediu também que a secretaria de Saúde que implante o PSF na localidade Chapada do Fio

07/03/2021 | Redação
Vereadora Dalva Mocó / Foto: AgoraED

A vereadora Dalva Mocó (PTB), apresentou na última sessão da Câmara Municipal de Picos, um requerimento onde solicitou da Secretaria de Saúde que seja ofertado o serviço especializado em mastologia no Centro Integrado em Especialidades Médicas (CIEM).

Na tribuna da Câmara a vereadora defendeu seu pedido explicando da necessidade, pois segundo ela, tanto as consultas como os exames são muito caros, e muitas pessoas pobres tem dificuldades para pagar por isso, então é importante que a secretaria através do CIEM possa realizar esse tipo de atendimento de forma gratuita, disse ela.

O exame mais comum pedido pelo mastologista é a mamografia, e muitas vezes seguido por uma ultrassom e pela ressonância magnética. Caso alguma dessas análises apresente qualquer alteração, uma biópsia ou punção também poderão ser solicitadas, e como esse tipo de atendimento ainda é um pouco registro as pessoas de baixa renda, é importante que aquele órgão possa ofertar para a população sem custos, frisou a vereadora.

No mesmo requerimento, Dalva Mocó pediu ainda a secretaria de Saúde, que seja reaberto o Programa de Saúde da Família (PSF) do Povoado Chapada do Fio. “Eu tragou aqui esse requerimento atendendo a um pedido de moradores daquela comunidade, então peço ao secretária de Saúde Aldo Gil, que olhe com carinho e implante esse programa lá”, finalizou ela.

Da Redação

Facebook