A Câmara Municipal de Santana do Piauí realizou na noite desta sexta-feira (12), mais uma sessão ordinária presidida pelo vereador e presidente da casa, Marcos Vinícius Leal (MDB), onde contou com a presença da maioria dos demais parlamentares daquele poder.
Vereador e presidente da Câmara Marcos Vinícius
Durante a sessão foram votados e aprovados vários requerimentos apresentados pelos vereadores Ismael Borges (PSD), Clarete Rabêlo (Progressistas), Elenilsa Helena (PSD), Marcos Vinícius (MDB), Francisco José de Carvalho (Francisquinho – Progressistas) e João Guilherme (MDB), além de um projeto de Lei do Poder Executivo que dispõe sobre a reestruturação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação CACS-FUNDEB.
Na sessão os vereadores usaram a tribuna da Câmara para defender seus requerimentos, e o primeiro a falar foi o vereador Ricardo Rodrigues (Progressistas), que parabenizou as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher, e aproveitou para falar da atual gestão da prefeita Maria José (Progressistas) que tem realizado muitas obras através de convênios com o governo do estado e governo federal, e disse que a prefeitura através da secretaria municipal de Agricultura irá distribuir muitas mudas de caju para os agricultores cadastrados do município.
Vereador Ricardo Rodrigues
O vereador João Guilherme defendeu seus dois requerimentos onde pede a prefeitura de Santana do Piauí através do secretário municipal de Obras, José de Sousa Leal, que seja realiza uma pesquisa para escolher uma nova área, em concordância com as recomendações legais, para a implementação de aterro sanitário e retirando o atual do local existente, pois estar afetando muitas famílias que residem naquele setor. O vereador ainda pediu em outro requerimento para que as sessões da Câmara sejam transmitidas ao vivo pelas redes sociais, para que a população possa acompanhar o trabalho dos vereadores.
Vereador João Guilherme
A vereadora Elenilsa Helena em seu requerimento pede a prefeitura que construa uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no povoado Queimada da Ema, pois o posto de saúde existente naquela localidade é insuficiente para atender confortavelmente a população daquela região. A vereadora disse que recebeu essa reivindicação da população, então estar encaminhando para que a gestora possa tentar através de recursos construir uma UBS para que todos possam ter um atendimento com melhor qualidade, disse ela.
Vereadora Elenilsa Helena
O vereador Ismael Borges solicitou através de um requerimento verbal, que a prefeitura mande fazer o roço na PI 375 que liga Santana a cidade de Picos no trecho do município, pois devido o período do inverno, o mato tem crescido as margens da rodovia criando perigo para as pessoas que precisam passar por ela. Em outro pedido o parlamentar solicitou da gestora que construa uma pista de pedestre para que a população possa fazer caminhada como prática esportiva, disse ele.
Vereador Ismael Borges
O vereador Francisquinho também usou a tribuna da Câmara para defender seu requerimento onde pede a prefeita Maria José, que encaminhe para a Câmara Municipal o plano de cargos e salários dos servidores municipais da Saúde. O parlamentar informou ainda que essa mesma cobrança o mesmo já havia feito em 2013, ao então prefeito daquela época Ricardo Gonçalves, e agora voltou a fazer novamente. “Eu estive conversando com a prefeita durante essa semana e a mesma me disse que vai enviar para esta casa o projeto, então vamos aguardar para analisar, votar e aprovar”, disse ele.
Vereador Franciscquinho
Já o vereador Antônio de Hercília (progressistas), não fez nenhum encaminhamento na sessão, mas pediu aos colegas que não deixasse de aprovar o projeto do Poder Executivo que foi enviado para a Câmara, pois o mesmo é de suma importância para o município. O parlamentar aproveitou ainda para parabenizar os demais edis que apresentaram suas demandas, e disse que é dessa forma que o vereador trabalha em prol da população. O mesmo lembrou do seu primeiro mandato quando o município travou uma luta com outros municípios que fazem limite, quando naquela época se discutia o limite territorial de Santana, e disse que foi graças a sua atuação juntamente com as de seus colegas que a área territorial do município não diminuiu. “Esse é o nosso papel, trabalhar pela manutenção e defesa de nossa cidade”, frisou ele.
Vereador Antônio de Hercília
A vereadora Clarete Rabêlo lamentou em não poder realizar uma sessão especial destinada ao dia Internacional da Mulher, pois entende a atual situação que o mundo estar vivendo em função da pandemia, mais que fica a sua homenagem para todas as mulheres do município de Santana do Piauí, pela coragem de lutar e não desistir tão fácil. A parlamentar defendeu também seu requerimento onde pede a prefeitura que faça a rede de distribuição de água na extensão de 2 mil metros, onde irá beneficiar nove famílias que residem próximo ao Manacial, pois segundo ela, a rede existente hoje é feita com cano de 20 milímetros, e quando a primeira casa abre as torneiras as demais ficam sem água, então é preciso construir uma nova rede de água com canos maiores, disse ela.
Vereadora Clarete Rabêlo
No final da sessão, o presidente da Câmara vereador Marcos Vinícius colocou em votação todos os requerimentos que foram aprovados por unanimidade, e logo em seguida depois de passar pelo parecer das comissões permanentes, ele colocou em votação o projeto de Lei do Poder Executivo que também foi aprovado por unanimidade.
Fonte: Ascom