Matéria / Cidades

Secretaria de Saúde de Picos esclarece sobre as filas em postos de vacinação

De acordo com a nota de esclarecimento, a SMS está trabalhando para conseguir imunizar toda a população Picoense, por isso aderiram ao consórcio de vacinas

23/03/2021 | Redação
sede da Secretaria de Saúde de Picos / ASCOM da Prefeitura de Picos

Na manhã de hoje, 23 de março, a Secretaria Municipal de Saúde de Picos, representada pelo sr. Secretário, Aldo Gil, dilvulgou nota de esclarecimento lamentando a formação de longas filas de pessoas na busca pela vacina contra COVID. Há relatos de que muitas pessoas, familiares e até mesmos idosos chegaram a dormir nos pontos de vacinação localizados na Escola Mário Martins (bairro Junco) e no PREMEM (bairro canto da várzea) em busca de garantir a primeira dose da vacina direcionada ao público-alvo de idosos de 75 a 79 anos.

 

Na nota, a Secretária de Saúde informa que "a senha só seria distribuída pela manhã, dentro do horário determinado pelo cronograma da Coordenação de Imunização de Picos". Em seguida,  reitera que "a quantidade de doses está sendo determinada e enviada pelo Ministério da Saúde, e está sendo insuficiente para suprir a demanda de cada faixa prioritária, também determinada pelo Ministério da Saúde e baseada em dados defasados de um censo de vários anos atrás". 

 

A nota afirma que o Secretário Aldo "compreende a preocupação da população, mas não resta outro caminho senão respeitar as determinações dos órgãos federais e estaduais e pedir que sigam o cronograma destinado aos postos, chegando o mais cedo possível, mas sem a necessidade de passar a noite em filas que geram aglomerações e trazem risco elevado de contaminação, exatamente o que nossa imunização quer prevenir".

 

Sobre as soluções para resolver esses transtornos, a nota explica que: "a SMS está estudando um meio que contemple essa situação da melhor forma possível, mas enquanto a quantidade de doses for menor que a demanda, nos depararemos com filas. E que está trabalhando incansavelmente para conseguir imunizar toda a população Picoense, por isso aderiram ao consórcio de vacinas para adquirir o imunizante para todos os picoenses assim que for liberado para compra", conclui a nota.

 

 

Facebook