Matéria / Cidades

Aldo Gil esclarece sobre vacinação de pessoas após expediente na sede da SMS de Picos

Alguns vídeos circularam pelas redes sociais onde mostravam imagens de pessoas deixando as dependências da Secretaria Municipal de Saúde de Picos, à noite, supostamente após serem vacinadas (contra a Covid)

26/03/2021 | Redação
Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil / Foto: Romário Mendes

Por: Isael Pereira / CCOM

Na noite desta quarta-feira, 24 de março, circulou em grupos de WhatsApp vídeos que acusavam a Secretaria Municipal de Saúde de priorizar pessoas em relação a vacinação da Covid-19. Nos textos que acompanhavam os vídeos, afirmavam que “pessoas ricas indo vacinar agora”. O secretário de saúde de Picos, Aldo Gil, veio a público e explicou a situação.

Aldo Gil conta que no dia de ontem precisamente, a vacinação ocorreu na zona rural do município, para idosos acamados e domiciliados do grupo de 75 a 79 anos. Ele explica que as novas remessas de vacinas contra a Covid-19 estão vindo em frascos multidoses e em cada recipiente contém uma quantidade de 10 doses. O mesmo conta, que se a vacinação em uma localidade tiver um número de idosos que seja quebrado, como por exemplo “133” automaticamente sobrará 7 doses de um frasco. Os frascos multidoses quando abertos possuem apenas 6 horas de validade e precisam ser aplicados nesse prazo de tempo.

“Quando chegamos à noite na Secretaria que o pessoal voltou das vacinações, nós tínhamos um frasco sobrando com 7 doses. Eu tinha duas opões, ou descartava e jogava fora a vacina, que eu acho isso um crime contra a humanidade ou chamávamos 7 idosos dentro da faixa etária para estarmos completando esse frasco e vacinando essas pessoas. Já tínhamos alguns idosos dentro dessa faixa etária que estavam cadastrados e eram aqueles que foram mais de duas vezes nos postos, não conseguiram tomar a vacina e aí com essa sobra de doses, ontem de tardezinha para a noite nós começamos a chamar esse pessoal para não perdermos essas doses”, explicou o secretário.

O secretário ainda frisa que se o mesmo fato voltar a ocorrer jamais irá desperdiçar doses da vacina contra a Covid-19. Segundo ele, cada dose é extremamente importante para a imunização da população e no combate contra o coronavírus. “O que não pode acontecer de maneira nenhuma é haver desperdício e perca de doses. Mais na frente se formos fazer uma outra vacinação em um dia que seja para acamados e domiciliados com aplicação volante nas casas dos idosos pode ocorrer que sobre outras doses”, disse o gestor.

O secretário aproveita o momento para frisar e agradecer a equipe de profissionais da saúde que estão empenhados e entregues de corpo e alma, trabalhando incansavelmente, em todos os horários.  “Na sexta-feira é feriado, vamos vacinar, pois isso é uma missão humanitária. O remédio contra esse vírus é quando vacinarmos toda população. Pedimos a compreensão da população que a vacina vai chegar e estamos determinados a cumprir essa missão que nos foi dada”, finalizou o secretário.

Ouça a entrevista completa do secretário logo abaixo.

Facebook