Matéria / Educacao

MEC divulga resultado das notas individuais do ENEM 2020

O resultado pode consultado individualmente através da página do participante

29/03/2021 | Redação
MEC divulga resultado das notas individuais do ENEM 2020 / Foto: Reprodução

Ministério da Educação (MEC), divulgou no início da noite desta segunda-feira (29), o resultado das notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) referente ao ano de 2020. O resultado pode consultado individualmente através da página do participante. (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/)

O resultado está disponível apenas para os participantes que estão no terceiro ano do ensino médio ou já o concluíram. Para os participantes considerados treineiros, que ainda não terminaram o ensino médio, o resultado só poderá ser consultado a partir do dia 28 de maio.

Tanto os alunos que realizaram as provas virtualmente quanto os que realizaram de forma presencial podem ter acesso às notas. Caso haja dúvidas ou dificuldades, os prejudicados deverão entrar em contato através do número 0800 616161, disponibilizado pelo Governo Federal.

Como consultar o resultado do Enem 2020

Acesse https://enem.inep.gov.br/participante/#!/

No chat, clique em “Página do Participante - Entrar com gov.br”

Digite seu CPF, clique em “Avançar” e digite sua senha. Clique em “Entrar”.

Na próxima página você deve selecionar qual edição do Enem deseja consultar, caso tenha prestado a prova mais de uma vez.

Como recuperar a senha

Acesse https://enem.inep.gov.br/participante/#!/

No chat, clique em “Página do Participante - Entrar com gov.br”

Digite seu CPF e clique em “Avançar”

Selecione “Esqueci minha senha” e escolha algum modo de recuperação disponível.

Os resultados estão divididos entre as cinco áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação.

Entenda como é calculada a nota do Enem

Cada questão do Enem tem um peso diferente. Por isso, pessoas que acertam o mesmo número de questões podem ter notas distintas. Isso acontece porque a prova é corrigida com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que leva em conta a coerência das respostas do participante. Se o candidato acerta perguntas consideradas difíceis e erra as fáceis, o sistema aponta que há mais chances de ele ter “chutado” as respostas e a nota cai.

A redação é corrigida com base em cinco competências: domínio da língua portuguesa, compreensão da proposta da redação, seleção e organização das informações, capacidade de argumentação e, por fim, elaboração de uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Todas as competências têm o mesmo peso.

O seu resultado final vai depender do curso e da universidade escolhidos. No Sistema de Seleção Unificada (SiSU), por exemplo, algumas faculdades determinam pesos diferentes para as áreas do conhecimento, enquanto em outras todas elas têm o mesmo peso.

Para saber a sua média, veja os critérios estabelecidos pelo curso que você deseja entrar e, então, faça o cálculo. Se o peso for igual para todas as áreas do conhecimento, basta somar todas as notas e dividir por cinco para obter a média final.

Facebook