Matéria / Educacao

Projeto da Seduc contribuiu para bons resultados de estudantes na redação do Enem

Com a divulgação das notas individuais da prova de Redação do Enem 2020, os resultados começam a aparecer com alunos do projeto batendo a casa dos 980 pontos e uma média de notas que supera os 800 pontos

30/03/2021 | Redação
Projeto da Seduc contribuiu para bons resultados de estudantes na redação do Enem / Foto: Reprodução

Todos os sábados, quando dava 13h, estudantes do Piauí cumpriam rigorosamente com um compromisso para garantir um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e consequentemente a conquista de uma vaga no ensino superior. A Sala de Aula On-line Pré-Enem Seduc realizava simulados, troca de experiências e motivava quem participava do projeto.

Com a divulgação das notas individuais da prova de Redação do Enem 2020, os resultados começam a aparecer com alunos do projeto batendo a casa dos 980 pontos e uma média de notas que supera os 800 pontos.

Gabriela Leite, estudante da Unidade Escolar Antônio Pereira de Araújo, localizada em São Luís do Piauí, comemora os 920 pontos obtidos na redação.

“Estou muito feliz e orgulhosa, pois nem eu mesma esperava. Tenho plena gratidão a tudo, aos grupos on-line, ao Canal Educação, à Seduc e à professora Hildalene Pinheiro, que é uma peça fundamental, disposta a nos ajudar em todo esse caminho. Com a nota da redação e demais disciplinas pretendo entrar na universidade. Ainda estou analisando os cursos, pretendo continuar minha carreira de estudos e não vou largar o Pré-Enem, não vou largar a Sala On-line porque se cheguei até aqui, eles fazem parte de tudo isso”, afirma Gabriela.

A coordenadora do programa Pré-Enem Seduc, Hildalene Pinheiro, revela que na sala os estudantes recebem um simulado para treinarem em casa. Esses simulados são provas de anos anteriores ou outro modelo disponibilizado em sites especializados em Enem.

“Obedecemos à alternância dos dias de prova, em um sábado fazemos o simulado correspondente ao primeiro dia de prova, Linguagens, Redação e Ciências Humanas, e em outro, o simulado correspondente ao segundo dia de prova, Matemática e Ciências da Natureza, conforme modelo Enem. Nossos alunos da Sala On-line seguem à risca as nossas instruções e fazem o simulado do modo que orientamos: iniciar a prova às 13h30; concluir após 5h30 no primeiro dia e após 5h no segundo dia; usar caneta preta; estar com uma garrafa de água transparente e um lanche. Essa precisão contribui para bons resultados como os que estão surgindo”, explica a coordenadora.

Outra participante do projeto, a estudante Grazimary Leite, 900 pontos na redação, diz que a Sala de Aula On-line foi de grande relevância nos seus estudos de preparação para o Enem, pois além da equipe excelente, os professores são capacitados e dão todo o suporte necessário.

“A Sala de Aula On-line conta com materiais exclusivos, simulados e a correção de redação coletiva que é o diferencial, pois além do aluno ser o autor do seu texto ele ainda tem a oportunidade de corrigir juntamente com os demais e saber o ponto de vista de cada um, e ainda tem a sua redação corrigida por um especialista. E o mais importante, o apoio fraterno que temos dos nossos colegas e professores que sempre nos motivam a continuar lutando pelos nossos objetivos, pois somos capazes e temos os melhores conosco”, completa a estudante.

A rotina de estudo nessa sistemática teve início ainda em junho e os estudantes também treinavam usando máscara, obrigatória na prova.

Com 960 pontos na redação, Francisco Vinícius, que concluiu o Ensino Médio na Unidade Escolar Elon Machado Moita, localizada em Lagoa Alegre, e morador do povoado Caldeirão, sonha em cursar Letras Português.

“Tive a oportunidade de conhecer muitos professores que me ajudaram, em especial o professor Tito Almeida, além desse super projeto da Sala On-line.  No início foi difícil, disseram que eu não ia conseguir, mas lutei e tirei uma nota boa. Vi que tendo foco e dedicação conseguimos o que queremos. Só tenho a agradecer a todos. Estou muito feliz. Cursar Letras Português é algo que  sonho desde a infância, pois eu amo e devemos fazer o que amamos”, pontua Francisco.

 

Da Redação

Facebook