Matéria / Cidades

Prefeitura de Picos realiza encontro com os profissionais da imprensa em homenagem ao dia dos Jornalistas

O dia do jornalista, comemorado anualmente no dia 07 de abril, representa a classe dos jornalista à garantia aos seus direitos

07/04/2021 | Redação
Prefeitura de Picos realiza encontro com os profissionais da imprensa em homenagem ao dia dos Jornalistas / Fotos: Leandro

 

Em homenagem ao "Dia do Jornalista", a Prefeitura Municipal de Picos realizou na manhã desta quarta-feira, 07 de abril, uma confraternização entre os Jornalistas como reconhecimento a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais de jornalismo e imprensa da região de Picos. O momento aconteceu no patio da sede da Prefeitura, obedecendo às normas de distanciamento e proteção contra o coronavírus.

Na ocasião, estiveram presentes o Prefeito de Picos, Gil Paraibano, o Secretário de Saúde, Aldo Gil, e a Coordenadora de Comunicação, Fátima Miranda, que em seus discursos enalteceram o comprometimento e o empenho desses profissionais em informar à população sobre assuntos relevantes e de interesse público.

De acordo com a coordenadora de comunicação, Fátima Miranda:

"A imprensa é um dos principais pilares da democracia. Por isso, estamos celebrando esse momento para reafirmar a relevância desses profissionais para o desenvolvimento da nossa sociedade. Parabéns a todos os jornalistas e todas as jornalistas picoenses por exercerem suas atividades com ética, transparência e imparcialidade". 

Fátima Miranda

Em seguida, o Prefeito, Gil Paraibano, ressaltou a função social dos Jornalistas na cidade de Picos:

"O compromisso com a verdade dos fatos é uma marca dos profissionais que acreditam na grande relevância de transmitir informação às pessoas, dando a elas à possibilidade de formarem opiniões e conclusões. Então, sentimos consideração e estima por esses profissionais".

Prefeito Gil Paraibano 

Por fim, o Secretário de Saúde, Aldo Gil, elogiou a dedicação dos Jornalistas em cumprir sua missão diante à situação caótica causada pela pandemia do covid-19:

"Para nós que enfrentamos todos os dias às consequências provocadas pela covid-19 na cidade, os jornalistas se tornaram colaboradores indispensáveis no combate à desinformação. Através do trabalho incansável desses profissionais, conseguimos dà veracidade e confiabilidade às informações oficiais que chegam à população. Portanto, parabenizo a todos estes profissionais que informam, esclarecem, conscientizam, transformam e, consequentemente, contribuem com à nossa sociedade". 

Aldo Gil

 

O que é o "Dia do Jornalista"

O Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril, foi instituído em 1931, por decisão da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), como homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, morto por inimigos políticos em 1830.

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) foi criada para representar e assegurar aos jornalistas seus direitos e legitimar sua profissão. A data escolhida para sua criação oficial foi o dia 7 de abril de 1908, haja vista o seu caráter histórico e importância para a liberdade de imprensa.

A ABI foi idealizada pelo jornalista Gustavo de Lacerda, que acreditava que os jornais deveriam funcionar como cooperativas com uma missão social de informar e levar conhecimento à população. Sua ideologia era contrária ao jornalismo praticado até então, cujos veículos eram empresas que visavam ao lucro, e a notícia era apenas uma mercadoria. Tal posição fez com que a associação enfrentasse certa resistência e até boicotes por parte dos grandes empresários, fator que levou a uma maior demora na consolidação da entidade.

Facebook