Por Catarina Costa, G1 PI
João José de Souza Silva, de 18 anos, não escondeu a emoção de ser aprovado nesta sexta-feira (16) para o curso de licenciatura em matemática na Universidade Federal do Piauí (UFPI) através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Filho de agricultores e estudante da rede público, ele atingiu 980 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020.
"Mesmo diante de tantas dificuldades, falta de internet e a pandemia, a minha emoção ao conseguir essa vaga foi muito grande, pois sou primeiro da família a ingressar no ensino superior. Vou fazer o curso de licenciatura em matemática porque tem vontade ser professor e ensina na minha região que eu moro, admiro demais essa profissão de educador, de transmitir conhecimento a sociedade", declarou.
O jovem mora na zona rural de Acauã e passou para a universidade em Picos, 167 km entre os dois municípios ou quase três horas de viagem. Para o estudante, a distância não será um empecilho para alcançar o sonho de ser professor.
"A trajetória não vai ser tão fácil. Primeiro que a minha faculdade fica muito longe de onde eu moro, e eu ainda não tenho o local para morar em Picos. Só sei que sempre tive vontade de cursar matemática e agora vou realizar o meu sonho", comentou João.
Fonte: G1 PI