Matéria / Cidades

Câmara Municipal de Bocaina realiza sessão e aprova dois requerimentos e uma moção de pesar

A sessão foi realizada na tarde deste sábado (17)

18/04/2021 | Redação
Plenário da Câmara Municipal de Bocaina / Foto: AgoraED

Da Redação

A Câmara Municipal de Bocaina realizou neste sábado (17), mais uma sessão ordinária que foi presidida pelo vereador e presidente daquela casa legislativa, José Airton Cipriano (Zé Airton – Progressistas), que contou com a presença de todos os demais parlamentares que compõem aquele poder, e que tinha como pauta do dia dois requerimentos e uma moção de pesar.

O primeiro requerimento foi do vereador José Marques Filho (Zé Filho - Progressistas), onde ele pede a Empresa de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa), que adote providências cabíveis no sentido de viabilizar o aprofundamento dos poços tubulares que abastecem a população do município, pois esses poços foram cavados a mais de 30 anos, e hoje estão todos rasos com pouca água, e a água que sai é muito salobra o que não serve para o consumo humano, e que tem causado mal para os munícipes, justifica o parlamentar.

Vereador Zé Filho

Segundo o vereador Zé Filho, esse problema é maior no bairro Bela Vista que é a área mais atingida já que o poço fica na Rua São Luís naquele setor, e os moradores consomem daquela água e devido o alto índice de sal tem prejudicado a população local, frisou o parlamentar.

O segundo requerimento foi de autoria do vereador Antônio Filho (Tunico – Progressistas), que solicitou do prefeito Erivelto Barros (Progressistas) a construção de duas lombadas na Praça Cícero Gomes (Próximo a Secretaria Municipal de Educação) e outro na Praça Borges Marinho, próximo ao Bar e Restaurante Encontro dos Amigos, pois segundo o vereador, a construção se faz necessária considerando o fluxo de veículos na PI-238 que conta o centro da cidade, pois devido a velocidade de alguns condutores de veículos que transitam pela aquela rodovia tem levado perigo a população do município, principalmente para as pessoas que passam naquele trecho, argumenta o parlamentar.

Vereador Tunico

A moção foi de autoria da vereadora Gorete Barros (Progressistas), que solicitou da Câmara Municipal que enviasse uma moção de pesar aos familiares do senhor Adão Benvindo da Luz, aos 79 anos. O mesmo era natural da cidade de Bocaina, e que veio a óbito vítima de um infarto no último dia, (04), de abril em sua residência no Estado do Rio de Janeiro. Ele era formado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Pernambuco (1967), e filho do primeiro prefeito de Bocaina, Benvindo da Luz, que foi empossado no dia 10 de abril de 1964, marco da emancipação política do município. Adão foi diretor do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) entre 2004 e 2009 e principal editor do livro Tratamento de Minérios, referência bibliográfica em cursos de engenharia de minas no país, cuja 6a. edição foi lançada em 2017.

Vereadora Gorete Barros

O vereador Domingos Sávio (PT), em seu pronunciamento na tribuna da Câmara falou sobre o aniversário da cidade de Bocaina ocorrido no último dia (10 de abril, e disse que não compareceu a solenidade porque não recebeu o convite por parte da organização, mais que desejava a todos os bocainenses muitas felicitações, e lamentou não ter havido comemorações cívicas devido a pandemia do novo coronavírus.

Vereador Domingos Sávio

Domingos Sávio falou que era importante que a licitação que está sendo destinada pera a merenda escolar, fosse colocada de outra forma porque talvez até beneficiasse mais os alunos da rede municipal, pois entende que as necessidades são grandes, mas quem sabe isso não tivesse uma aplicação melhor. Já em relação a licitação que trata sobre a contratação de empresas clínicas para atendimento da população, ele disse que a prefeitura está de parabéns, pois realmente precisa cuidar bem do povo e nesse sentido está fazendo a coisa certa, disse ele.

Domingos Sávio apresentou na sessão um requerimento de forma verbal onde pede que a prefeitura através da Secretaria Municipal de Agricultura, que realize um curso de capacitação técnica para o cultivo de horticultura para os pequenos produtores e agricultores da localidade Malhada na zona rural do município, pois muitos não tem o conhecimento necessário para cultivar suas hortas e beneficiar as terras para o plantio, inclusive com a doação de insumos, pois já conversou com o secretário de Agricultura e ele se mostrou interessado, e como engenheiro Agrônomo sabe da importância que isso tem para essas pessoas, disse ele.

O vereador Anderson Rego Vieira (PT), iniciou sua fala parabenizando a cidade de Bocaina pela passagem do seu aniversário comemorado no último dia (10), e disse que não compareceu a solenidade porque não tomou conhecimento do ato, e falou que o momento cívico poderia ter acontecido no plenário da Câmara Municipal que seria um local ideal para isso, mas que deseja votos de prosperidades para todos os munícipes.

Vereador Anderson Monteiro

Anderson Monteiro disse que os requerimentos apresentados pelos seus colegas são importantes, o primeiro porque trata sobre a água do município que é de péssima qualidade e a Agespisa precisa tomar providências, e o segundo porque as lombadas solicitadas irão certamente evitar acidentes, então são medidas plausíveis para esse momento, bem como já jus a menção de pesar aos familiares do senhor Adão Benvindo da Luz, disse ele.

O vereador Luzimar Barros (Progressistas), que também fez uso da tribuna da Câmara aproveitou para pedir a população do município que tenha cuidado e procurem se prevenirem do coronavírus, pois essa é uma doença que estar matando pessoas no mundo inteiro não é apenas só no Brasil, então é preciso tomar cuidados, procura sempre usar máscaras e álcool em gel, bem como lavar bem as mãos.

Vereador Luzimar Barros

O verador falou ainda da gravidade do Covid-19 que quando chegou ao Brasil, morria em média 600 pessoas por dia e hoje já são quase 4 mil, o que mostra o quanto esse vírus é perigoso, disse ele.

O vereador Cleudo Nilton Progressistas), falou sobre algumas denuncias que o mesmo tem recebido por parte da população do município em relação ao atendimento que muitos tem recebido por parte do Banco do Bradesco na cidade de Bocaina, pois segundo ele, alguns clientes têm sido tratados de forma diferente e quando não são maus atendidos o que é inaceitável, disse.

Vereador Cleudo Nilton

Cleudo Nilton pediu que a secretaria da Câmara fizesse em seu nome um requerimento, e que fosse enviado para a gerência do Banco do Bradesco para que o responsável pelo atendimento no posto local, se dirigisse até o Poder Legislativo para prestar esclarecimentos dessas graves denúncias, isso se for possível, pois como parlamentar, o mesmo tem procurado trabalhar de forma justa para o bem da população de seu município, frisou ele. “Quero aqui também parabenizar aos meus colegas pelos requerimentos, bem como a vereadora Gorete Barros pela sua Moção de Pesar aos familiares do engenheiro Adão Benvindo da Luz”, falou o vereador.

No final da sessão o presidente Zé Airton colocou as matérias em votação e todas foram aprovadas por unanimidade.

 

Facebook