Várias autoridades do estado e da cidade de Picos visitaram na manhã desta sexta-feira (23), as obras do novo hospital que está sendo construído pelo governo do Piauí no bairro Paraibinha na Zona Leste do município.
Dentre as autoridades presentes estavam o deputado estadual Pablo Santos (MDB), Ítalo Rodrigues presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Araujinho coordenador da região Sul do Pro Piauí, Samara diretora do Hospital Regional Justino Luz, vereadores Wellington Dantas (PT), Renato Ibiapino (PT), Valdivia Santos (PT), Rinaldinho (MDB), irmão Zé Luís (MDB), além de outras lideranças locais.
De acordo com Araujinho, o hospital contará com uma estrutura moderna com aproximadamente 200 leitos de internação, dez leitos de UTI pediátrica, dez leitos de UTI adulto, cinco salas de cirurgia de alta complexidade, central de processamento de resíduos, quatro salas de parto normal, auditório com 150 lugares, refeitório e biblioteca.
Coordenador do Pro Piuaí - Araujinho (Foto- Gelimar Moura)
Araujinho informou ainda que a unidade, que é conhecida como Centro de Referência Médica, tem um valor da contratação orçada em R$ 29.495.354,79. O hospital contará com uma estrutura muito moderna e atenderá toda população da grande região de Picos.
Sobre as obras do governo do estado na cidade de Picos, Araujinho destacou a estrada que estar sendo construída na região do Coroatá zona rural da cidade de Picos, bem como as várias ruas que já foram asfaltadas em vários bairros da cidade de Picos, além de muito calçamento que já foi inclusive concluído, falou.
O deputado Pablo Santos (MDB), disse que esse novo hospital trará um grande avanço na área da saúde para a cidade de Picos, e um dos objetivos é desafogar o Hospital Regional Justino Luz que hoje tem sua capacidade de atendimento comprometida devido a demanda que é muito grande, e com essa nova estrutura o município terá dois centros para atender toda a população da região de Picos, disse ele.
Deputado Pablo Santos - Foto: Gelimar Moura
O presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Ítalo Rodrigues, disse que o ano de 2020 e início de 2021 tem sido muito atípico em função da pandemia do novo coronavírus, e a fundação juntamente com a Sesapi e com o apoio do governador Wellington Dias (PT), o Hospital Regional Justino Luz tem oferecido muitos serviços a população e serviço de qualidade, principalmente nesse período, e com a construção desse novo hospital a população de toda região será bem melhor assistida, disse ele.
Presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Ítalo Rodrigues - Foto: Gelimar Moura
O vereador Wellington Dantas (PT), disse que a construção desse novo hospital será um marco na história da cidade de Picos, pois além de ter uma grande estrutura, a sua capacidade para receber os pacientes vai ajudar a desafogar o Hospital Regional, e isso só está sendo possível graças a uma emenda parlamentar ainda do ex-deputado federal Assis Carvalho com o apoio do governador Wellington Dias (PT), que tem trabalhado muito pela região de Picos, o que mostra o tamanho do seu compromisso com a população do estado, falou ele.
Vereador Wellington Dantas - Foto: AgoraED
Da Redação