A Câmara Municipal de Bocaina realizou no último sábado (24), mais uma sessão ordinária que foi presidida pelo vereador e presidente daquela casa legislativa, José Airton Cipriano (Zé Airton – Progressistas), onde contou com a presença da maioria dos demais parlamentares que compõem aquele poder, e que tinha como pauta dois requerimentos e uma moção de pesar.
Após iniciar os trabalhos o presidente concedeu a palavra aos vereadores para que os mesmos pudessem se pronunciar. O primeiro a usar a tribuna da Câmara foi o vereador Anderson Rego Vieira (PT), iniciou sua fala defendendo seu requerimento que solicita do prefeito municipal que seja tomada as medidas cabíveis no sentido de limpeza das margens da PI – 238, a partir do limite territorial da localidade Vila Crioula até o limite com a cidade de São João da Canabrava, e da sede da cidade até a Barragem.
Vereador Anderson Monteiro (PT)
O vereador justificou seu pedido dizendo que parte desse trecho solicitado serve para as pessoas fazerem caminhadas, e como o mato estar praticamente invadindo a pista se faz necessário fazer o roço o quanto antes possível para evitar acidentes. O parlamentar ainda parabenizou o seu colega Domingos Sávio (PT) pelo seu requerimento destinado aos horticultores do município.
Antônio Filho (Tunico – Progressistas), que fez um requerimento de forma verbal a pedido dos moradores da Rua Raimundo Brito, que solicita da empresa Equatorial Cepisa, que resolva o problema da oscilação de energia elétrica naquele setor, pois já tem causado muitos prejuízos com a queima de alguns eletrodomésticos.
Vereados Antônio Filho (Tunico – Progressistas)
Segundo o parlamentar esse problema é de responsabilidade da Equatorial e que ela arque com os prejuízos causados, ou seja, faça a reposição dos eletros que queimaram devido a oscilação de energia devido a má qualidade dos serviços prestados aos seus consumidores, disse ele.
O vereador Domingos Sávio (PT) em seu pronunciamento na tribuna da Câmara defendeu seu requerimento, onde pede que a prefeitura através da Secretaria Municipal de Agricultura, que realize um curso de capacitação técnica para o cultivo de horticultura para os pequenos produtores e agricultores da localidade Malhada na zona rural do município, pois muitos não tem o conhecimento necessário para cultivar suas hortas e beneficiar as terras para o plantio, inclusive com a doação de insumos, pois já conversou com o secretário de Agricultura e ele se mostrou interessado, disse ele.
Domingos disse ainda que o apoio da secretaria municipal de Agricultura aqueles pequenos horticultores é necessário, já que aquela região é propícia a esse tipo de produção, além do mais não se justifica ficar comprando frutas e verduras de outro local tendo quem pode produzir no próprio município, falou o parlamentar.
Vereador Domingos Sávio
O vereador falou também que os aumentos de salários que a prefeitura dar tem que ser para todas as categorias e não apenas para algumas, e espera que o gestor possa olha isso com carinho, frisou. “O serviço que é prestado pela Equatorial é de péssima qualidade e estar na hora dessa empresa melhorar rever isso, a população não aguenta mais, e isso não é apenas em nosso município não, isso é em quase todas as cidades do Piauí”, comentou Domingos.
O vereador Cleudo Nilton (Progressistas) ao discursar falou que o município tem vivido momentos de angustias, pois muitas propriedades rurais do município têm sido furtadas quase que toda semana, e que isso tem deixado a população inquieta e insegura, e isso tem acontecido com mais frequência em roças onde os donos vão passar apenas os finais de semana.
Vereador Cleudo Nilton (Progressistas)
Cleudo disse ainda que era preciso que as autoridades de segurança tomassem as devidas providências, pois muitos moradores temem pela própria vida, pois como os furtos vem ocorrendo com frequência eles tem medo que isso aconteça com pessoas em casas, e os criminosos possam tentar fazer alguma coisa com alguém, falou ele.
“Eu quero aqui cobrar das autoridades competentes que tomem as devidas providências antes que coisa pior aconteça com algum morador de nosso município”, finalizou.
No final da sessão o vereador Zé Airton colocou em votação os dois requerimentos e a moção de pesar de autoria da vereadora Gorete Barros (Progressistas), que solicitou da Câmara Municipal que enviasse uma moção de pesar aos familiares do senhor Adão Benvindo da Luz, aos 79 anos, onde todos foram aprovados por unanimidade.
Da Redação