Matéria / Polícia

Delegacia conclui inquérito sobre a morte do ex-prefeito Firmino Filho

Segundo o delegado, no decorrer dos levantamentos a polícia ouviu 17 pessoas e a justiça decretou sigilo nas investigações

06/05/2021 | Redação
O ex-Prefeito de Teresina, Firmino Filho, concluiu sua gestão ano passado / (foto: Arquivo Pessoal)

Na manhã desta quinta-feira, 06 de maio, o programa Bom Dia Meio Norte entrevistou o coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), delegado Francisco Costa, o Baretta, que declarou que o inquérito policial com mais de 500 páginas que investiga a morte do ex-prefeito Firmino Filho foi concluído e encaminhado para o Ministério Público.

Hoje completa um mês que Firmino Filho foi encontrado morto após cair do edifício Manhattan River Center, na Avenida Arêa Leão, na zona Leste de Teresina, por volta de 15h. Segundo o delegado Baretta, no decorrer dos levantamentos a polícia ouviu 17 pessoas e a justiça decretou sigilo nas investigações.

“O que nós podemos falar é que nós temos uma peça muito bem feita, muito bem trabalhada pelo delegado chefe da Delegacia de Homicídios Leste, Dr. Divanilson e sua equipe, que trabalharam para levar aos autos do inquérito policial um verdadeiro corpo de delito das circunstâncias e da ocorrência daquela morte violenta, tanto os exames periciais como as oitivas de pessoas elas se harmonizam e são coerentes”, declarou o delegado.

Segundo Baretta, dessa 17 pessoas que foram ouvidas, algumas são de outros estados. “Todas as diligências necessárias para esclarecer as circunstâncias daquela ocorrência foram efetivadas pelo delegado, o inquérito está muito bem feito, tem exames periciais, oitivas de pessoas que são testemunhas e se harmonizam em toda a sua plenitude, deixando tudo bem claro em si. O inquérito mostra toda a realidade a investigação vai em busca da verdade real, o relatório é muito objetivo e sem nenhuma bruma e suposições, um trabalho feito pelos peritos criminais e do Dr. Divanilson que não deixam nenhuma dúvida”, acrescentou.

“Evidentemente que os fatos a gente não pode adentrar ao mérito do inquérito porque no decorrer da investigação o delegado teve que fazer representações por medida cautelar, o que levou o magistrado a decretar o sigilo da investigação, mas o inquérito já foi encaminhado para o poder judiciário e certamente o meritíssimo juiz vai abrir vistas ao Ministério Público que fará a sua manifestação esclarecendo todos os fatos em si, as circunstâncias que levaram a morte violenta do ex-prefeito Firmino Filho. Agora é esperar, o Ministério Público é quem vai se manifestar, está na mão dele e por força de uma decisão judicial nós não podemos adentrar no mérito, mas eu quero afirmar para a sociedade piauiense que o inquérito não deixa nenhuma dúvida sobre a natureza jurídica do fato em si. Eu posso dizer que os fatos estão esclarecidos. O Ministério Público agora é quem está com a palavra”, disse Baretta.

Fontes: Meio Norte, Cidade Verde e G1 PI

Facebook