Matéria / Cidades

Campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é lançada em Bocaina

A campanha é realizada através da Prefeitura em conjunto com as Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde, Educação, Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)

12/05/2021 | Redação
Campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é lançada em Bocaina / Foto: Reprodução

A gestão municipal de Bocaina, na administração do prefeito Erivelto de Sá Barros, lançou a Campanha 18 de Maio – ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’.

A campanha é realizada através da Prefeitura em conjunto com as Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde, Educação, Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O prefeito Dr. Erivelto Sá, enfatiza que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar os direitos de criança e adolescentes. O gestor enfatiza que o município está empenhado para desenvolver a campanha de combate com apoio das secretarias, conselho tutelar e CMDCA.

Prefeito Dr. Erivelto Barros

“No art. 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente através da Lei 8.069/90 diz que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à crianças e adolescentes que estes tenham acesso com absoluta prioridade à vida, saúde, alimentação, educação, cultura, dignidade, ao respeito, convivência familiar e comunitária. O ECA ainda reforça que eles devem ser protegidos contra todo e qualquer tipo de negligência, exploração, violência, crueldade, opressão e discriminação”, pontua o prefeito de Bocaina.

Para orientação e educação da sociedade bocainense, a secretária de Assistência Social, Antônia Leal, salienta que durante todo o mês de maio serão veiculados folders de forma virtual nas redes sociais locais e individuais, bem como vídeos educativos virtuais nas redes sociais locais e individuais e também a divulgação feita por meio de faixas e cartazes educativos sobre o “18 de Maio” para afixar nos principais logradouros da cidade. A ação se dá através das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação, Saúde, Conselho Tutelar e CMDCA.

Secretária de Assistência Social, Antônia Leal

“A violência contra crianças e adolescentes é uma prática que ainda acontece em todo país e para que seja superado, é necessário conhecer muito bem o problema. Com isso vai ajudar a proteger muito os direitos de crianças e adolescentes”, destaca a secretária de Assistência Social de Bocaina.

Programação

Diversas atividades serão realizadas de acordo com o cronograma divulgado.

Na primeira ação está a divulgação e programação dos eventos que ocorrerão durante o mês de maio para veiculação em mídias sociais, tratando inclusive sobre a importância da Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Dia 10 a 14 de maio 

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência da Assistência Social, veiculam folders educativos, material áudio visual e vídeos sobre a temática da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes e conta com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O público–alvo que são crianças de 06 a 17 anos, além do profissional assistente social e psicóloga do CRAS.

Na ação, a Secretaria de Educação desenvolve o trabalho nas escolas da Rede Municipal durante todo o mês de maio, com a temática da Campanha, que tem como objetivo levar informações ao corpo discente escolar e suas famílias. A ideia é que essas informações ajudem crianças e adolescentes a conhecer seus direitos e ter orientações de como agir, quando necessário. As escolas irão realizar atividades diferenciadas de acordo com a faixa etária.

A Educação Infantil trabalhará de forma lúdica fazendo uso de vídeos informativos. O Ensino Fundamental Inicial trabalhará músicas, desenhos e confecção de cartazes. O Ensino Fundamental Final tem uma proposta de trabalhar com produção de redações voltadas ao tema. Todas as atividades serão acompanhadas pelo docente escolar e pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.

Dia 17 a 21 de maio

Haverá passeata no Dia D com carro de som com faixa da campanha afixada e balões nas cores amarelo, laranja e preto percorrendo as principais ruas e localidades da cidade de Bocaina, nas zonas urbana rural. A ação acontece através da Secretarias de Assistência Social e Saúde.

Dia 18 de maio – Dia D da Campanha

No Dia D da Campanha, na data de 18 de maio, às 15h, a Secretaria Municipal de Saúde vai promover uma palestra na rádio FM Imaculada Conceição, sobre Abuso e Exploração Sexual Infantil. A ocasião conta com apoio do Conselho Tutelar.

Denúncias

Em caso de denúncias pode ser acionado o Conselho Tutelar, o Disk 100 que funciona 24 horas. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.

 

Fonte: Cidadesnanet

Facebook