Hoje, sexta-feira (14), a partir de 17 horas, a Prefeitura de Picos através da Secretaria Municipal de Saúde realizará uma solenidade para a inauguração dos novos serviços que serão disponibilizados no Centro Integrado de Especialidades Médicas (CIEM).
De acordo com o Secretário de Saúde, Aldo Gil, "a população será contemplada com: o Centro de Fisioterapia para Reabilitação dos Pacientes curados da Covid-19; com o atendimento de Nutrição Clínica e por novas Especialidades Médicas para cirurgias eletivas".
Vale ressaltar que, hoje, o CIEM está dividido em duas partes: o setor de atendimento a pacientes com síndromes gripais – entrada da frente – e o de especialidades médicas – acesso na lateral do prédio -, que voltou a funcionar desde a mudança de governo.
Já funcionam no CIEM atendimentos de: cardiologia, ortopedia, cirurgias eletivas, além de exames de endoscopia digestiva alta, ultrassonografia, raio-x e eletrocardiograma.
Centro de Reabilitação para pacientes curados que sentem dificuldades ou maléficios em decorrência da covid-19
Seja como parte da equipe de atendimento nas unidades de terapia intensiva ou trabalhando na recuperação do paciente pós-internação, a fisioterapia é fundamental importância para o sucesso do tratamento dos pacientes com Covid-19. Sua atuação contribui para evitar complicações cardiorrespiratórias em indivíduos internados e também para recuperar a capacidade pulmonar e motora de quem já se curou da doença.
Nas hospitalizações por Covid-19, o auxílio da fisioterapia é capaz de acelerar o processo de recuperação do paciente, diminuindo a necessidade de medicamentos e o risco de sequelas após a internação.
Além de fortalecer a musculatura esquelética e reduzir a perda de massa muscular durante esse período, a fisioterapia desempenha um papel crucial para atenuar os sintomas cardiorrespiratórios decorrentes da doença.