A Câmara Municipal de Aroeiras do Itaim comunica que a sessão que seria realizada na tarde de hoje, sexta-feira, 14 de maio, está suspensa para que o plenário seja submetido a serviços de sanitização e higienização com o objetivo de reforçar às ações de prevenção e combate à proliferação do novo coronavírus.
De acordo com o Presidente da Câmara, Reginaldo Luís Bezerra Mendes Eulálio, o “Manim de Silvia”, a iniciativa é “proteger os vereadores e colaboradores dos riscos à saúde que são provocados pelo coronavírus, portanto, com a elevação dos casos suspeitos e confirmados, é preferível adiarmos para a próxima semana”, afirmou.
Requerimentos apresentados na última sessão
Na sessão ocorrida na sexta-feira, dia 30 de abril, foram apresentados os seguintes requerimentos:
O Presidente da Câmara, Reginaldo Luís, o “Manim”, apresentou dois requerimentos que serão encaminhados de imediato ao Prefeito Bill de Deus:
- Solicitou ao Prefeito que seja feita a recuperação com empiçarramento da estrada vicinal que liga o município de Aroeiras do Itaim a localidade Fazenda Nova que se encontra danificada neste período;
- Solicitou ao Prefeito e ao Diretor Geral do Departamento de Estradas e Rodagens do Piauí (DER/PI) que sejam feitas operações tapa-buracos da PI-379 que liga Aroeiras do Itaim a Picos, pois os trechos esburacados dificultam o tráfego de veículos e impõem riscos à segurança dos motoristas.
- Ressaltou o comprometimento do Prefeito, Bill de Deus, em atender os requerimentos dos vereadores que representam o Poder Legislativo. Segundo ele:
“Na sessão passada, cobramos a limpeza/roço das laterais da PI-379 que liga a cidade de Aroeiras do Itaim a Picos e o Prefeito assim cumpriu. A limpeza era muito necessária por causa do estreitamento da estrada, o que estava causando muitos acidentes. Essa parceria entre os Poderes Executivo e Legislativo é fundamental", garantiu Manim.
O Vereador Zenio Neves Holanda Filho (MDB), “o Zenim”, apresentou os seguintes requerimentos:
- Solicitou do poder público, representado pelo prefeito Bill de Deus, que seja feita a construção de uma passagem molhada na baixa que dá acesso a localidade roça velha, pois, devido o período chuvoso, a passagem fica intrafegável impossibilitando que as pessoas consigam transitar com seus veículos;
- Cobrou do Secretário Municipal de Meio Ambiente que conclua a rota da coleta de lixo passando pelas localidades Prensa, Boa Vista e Juá, pois o carro coletor de lixo não vem atendendo a essas três localidades.
- Reivindicou do prefeito Bill de Deus que dê total assistência aos agricultores locais que tanto necessitam do programa “Garantia-Safra”, de acordo com ele:
“com a irregularidade do período chuvoso, a estiagem e as consequências da pandemia neste ano, os agricultores familiares estão necessitando da nossa ajuda para sustentarem suas famílias e do nosso incentivo para continuarem motivados a trabalharem. E nós temos o dever de garantir as condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de Aroeiras do Itaim que sofreram enormes prejuízos de suas safras e suas produções alimentares”, afirmou Zenim;
- Solicitou do Secretário de Saúde de Aroeiras do Itaim, Lôrran de Deus, a aplicação de cloro nas caixas d´água de todo o município para que a água chegue saudável nas torneiras dos moradores da cidade.
O Vereador Edivá Barroso (MDB) reforçou os seus requerimentos que foram:
- A limpeza/roço das vias laterais da PI-379 que delimita a cidade de Aroeiras Itaim a Picos que está sendo concluída;
- A recuperação das estradas vicinais;
- A restauração da iluminação públicas das ruas e avenidas da cidade com a substituição das lâmpadas queimadas;
- Sugeriu a Secretaria Municipal de Meio Ambiente a criação de uma campanha de conscientização para que as pessoas não soltem animais nas estradas e vias públicas, pois, segundo ele:
“A situação de animal na pista é muito perigosa e acidentes desse tipo ocorrem com frequência. Por isso, devemos conscientizar os donos de animais e os motoristas que correm riscos nas estradas. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, deixar animais soltos é crime e o proprietário é responsabilizado pelos prejuízos causados ao veículo. Além disso, esta atitude pode colocar em risco a vida das pessoas que trafegam pelas rodovias diariamente”, concluiu.