Matéria / Cidades

SMS inaugura sala de fisioterapia pós-covid e disponibiliza novos serviços de especialidades médicas à população no CIEM

Autoridades do Município prestigiaram a inauguração que beneficiará pacientes de Picos e macrorregião

15/05/2021 | Redação
SMS inaugura sala de fisioterapia pós-covid no CIEM e local passa a ofertar novos serviços de especialidades médicas / Foto: Ascom


A Prefeitura Municipal de Picos através da Secretaria de Saúde realizou na tarde desta sexta-feira, 14 de maio, mais uma inauguração de benfeitorias para a população de Picos. Desta vez, a solenidade se tratou da volta de oferta de serviços em especialidades médicas no CIEM, assim como, uma sala de fisioterapia respiratória pós-covid.


Com a pandemia, o CIEM passou muito tempo sem trabalhar com a oferta de serviços de especialidades médicas, o local só estava atendendo a pacientes portadores de síndromes gripais. Agora, durante a gestão do Prefeito Gil Paraibano e do Secretário de Saúde, Aldo Gil, o CIEM trouxe de volta a oferta de serviços em especialidades médicas.


A Diretora Administrativa do CIEM, Yara Portela, conta que a solenidade marcou a inauguração dos serviços de fisioterapia respiratória pós-covid, serviços de nutrição clínica e especialidades médicas como: ortopedia, cardiologia, cirurgia geral, dermatologia, neurologia, nefrologia e clínica médica. Além de exames como: endoscopia, eletrocardiograma, ultrassonografia e pequenas cirurgias.

“É muito importante esse serviço, pois após um ano de pandemia foi reaberto o Centro de Especialidades Médicas já que a população mais carente estava bastante necessitada desse tipo de consulta especializada e com a pandemia essa carência se agravou. Além da reabertura do Centro de Especialidades Médicas, o CIEM conta com um serviço de reabilitação pós covid. Então a gente não atende somente pacientes com sintomas agudos da doença, como também reabilitamos esses pacientes após a covid”, falou a Yara Portela.

O Secretário de Saúde de Picos também participou da solenidade de inauguração, Aldo Gil fala sobre a importância da oferta desse serviço à população, assim como, a reabertura do Centro de Especialidades Médicas:
“Vendo a necessidade dos pacientes que foram acometidos com Covid-19, muitos deles ficam com sequelas e a recuperação demora até seis meses, para o pulmão limpar e voltar a ter uma rotina normal. Pensando nisso, acatamos algumas sugestões de vereadores e amigos que conheciam esse programa, daí estamos inaugurando esse serviço com muita satisfação através do CIEM. Essa reabilitação de fisioterapia pós Covid-19 irá dar uma qualidade de vida melhor para os pacientes que tiveram a doença”, disse o secretário.


As pessoas que necessitarem desse serviço que será realizado no CIEM devem procurar a Central de Marcações de Exames na Secretaria de Saúde para que sejam encaminhados a realizarem as sessões de fisioterapia. Na próxima segunda-feira, (17), o serviço já estará funcionando normalmente.

Diversas autoridades municipais participaram da solenidade, além das citadas acima, também estiveram presentes a Vice-Prefeita, Xandú Néri (PTB); Prefeito de Paquetá do Piauí, Thales Coelho (PP); Coordenadora Administrativa do CIEM, Michele Marinho; Primeira-Dama, Diana Belo; Secretários: Cristiano Portela (Trânsito); Tássio Rômulo (Esportes); Raimundo de Chicá (Obras); Noêmia Marques (Educação) e Marinalva Lima (Assistência Social). Vereadores: Filomeno Portela (PP); Gilson Nunes (PTB); Maté (PP) e Dalva Mocó (PTB). Coordenadores: Raniery Lima (FUMIP) e Matusalém Almeida (Juventude).

Centro de Reabilitação para pacientes curados que sentem dificuldades ou maléficios em decorrência da covid-19

Seja como parte da equipe de atendimento nas unidades de terapia intensiva ou trabalhando na recuperação do paciente pós-internação, a fisioterapia é fundamental importância para o sucesso do tratamento dos pacientes com Covid-19. Sua atuação contribui para evitar complicações cardiorrespiratórias em indivíduos internados e também para recuperar a capacidade pulmonar e motora de quem já se curou da doença.

Nas hospitalizações por Covid-19, o auxílio da fisioterapia é capaz de acelerar o processo de recuperação do paciente, diminuindo a necessidade de medicamentos e o risco de sequelas após a internação.

Além de fortalecer a musculatura esquelética e reduzir a perda de massa muscular durante esse período, a fisioterapia desempenha um papel crucial para atenuar os sintomas cardiorrespiratórios decorrentes da doença.

Facebook