A Câmara Municipal de Santana do Piauí realizou nesta sexta-feira (11), sessão ordinária que foi presidida pelo vereador Marcos Vinícius Leal (Vinícius – MDB), e que teve como pauta ações administrativas e também a necessidade da realização de duas audiências públicas, a primeira sobre segurança pública no município e a segunda sobre problemas ligados a Agespisa.
Os vereadores usaram a tribuna da Câmara para falar das ações administrativas da gestão municipal, e também abordaram a importância da realização de duas audiências públicas devido a problemas recorrentes no município de Santana do Piauí.
O vereador João Guilherme (MDB) falou que esteve em Teresina recentemente em reunião com o deputado Severo Eulálio (MDB), e com o diretor do Departamento de Estradas e Rodagens do Piauí (DER), Castro Neto, onde tratou sobre algumas demandas para o município, e dentre elas, ele solicitou o roço da PI 375 que já foi executado o serviço.
Vereador João Guilherme
João Guilherme aproveitou para parabenizar a prefeita Maria José pelo trabalho que ela vem desenvolvendo frente a prefeitura, e disse que a gestora tem conseguido muitas conquistas para o município, disse.
A vereadora Elenilsa Helena (PSD), durante sua fala na tribuna da Câmara aproveitou para parabenizar a Secretária Municipal de Assistência Social, Taciana, pelo trabalho que sua equipe vem desenvolvendo no município, principalmente nas comunidades, pois quando é detectado um problema em uma localidade a secretaria procura resolver. “Quero aqui também parabenizar o secretário de Obras José Leal por ter autorizado a construção do quebra-molas na Chapadinha”, disse ela.
Vereadora Elenilsa Helena
O vereador Ismael Borges (PSD), disse que deu uma olhada no balancete da Câmara Municipal e pediu para que o presidente lhe desse algumas informações, pois o mesmo precisa se inteirar melhor e conhecer o funcionamento administrativo daquele poder, falou o parlamentar.
Vereador Ismael Borges
O vereador Antônio de Hercília (Progressistas), ao discursar na tribuna falou sobre a visita da deputada federal Marina Santos (Solidariedade), que esteve na semana passada no município visitando obras que calçamento na zona urbana e também na zona rural que foi uma indicação dela.
Antônio de Hercília informou ainda que os professores do município foram vacinados contra a Covid-19 nessa semana, pois a categoria foi imunizada dentro do Plano Nacional de Imunização (PNI), e parabenizou o trabalho da secretaria municipal de Saúde do município durante essa pandemia.
Vereador Antônio de Hercília
O vereador Francisco José de Carvalho (Francisquinho – Progressistas), em seu pronunciamento falou que tem recebido muitas reclamações de usuários da Agespisa reclamando que suas contas de água estão acima do normal, pois de acordo com as pessoas que lhe procuraram, o hidrômetro tem registrado acima do normal e, por isso pede que a Câmara Municipal de Santana faça um ofício destinado a direção regional daquele órgão pedindo explicações, ou se for o caso seja feita uma audiência pública com representantes da empresa para tratar sobre esse problema, frisou ele.
Vereador Francisquinho
“Eu não queria mais tocar nesse assunto, mas devido as reclamações trago aqui para essa casa mais uma vez esse problema e peço apoio para tentar resolver junto a Agespisa”, falou Francisquinho.
A vereadora Clarete Rabêlo (Progressistas) também fez uso da palavra e falou da ida da deputada Marina Santos a cidade de Santana do Piauí, oportunidade em que ela visitou as obras de calçamentos na zona urbana e zona rural, o que mostra o compromisso dela com o município. A parlamentar falou ainda sobre a vacinação dos professores e elogiou o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, principalmente nesse período de pandemia do Covid-19.
Vereadora Clarete Rabêlo
Clarete Rabêlo aproveitou também para parabenizar o trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social, principalmente na distribuição dos kites de alimentos para famílias que necessitam. Ela fez ainda um requerimento verbal, no sentido que fosse realizada uma audiência pública no município para tratar sobre segurança pública, pois recentemente tem sido registrados pequenos furtos no município, e as autoridades competentes precisam tomar as devidas providências necessárias, disse a vereadora.
O presidente da Câmara, Marcos Vinícius, informou que todos os balancetes tanto do Poder Legislativo como do Poder Executivo estão a disposição de qualquer cidadão santanese, pois qualquer pessoa pode ver porque é documento público guardado os dispositivos legais de acesso, e que a transparência estar acima de qualquer coisa, frisou.
Vereador Marcos Vinícius
O vereador parabenizou ainda o secretário de Obras do município José Leal pelo trabalho que vem realizando frente a sua pasta, e enalteceu também a secretaria de Saúde pelo trabalho nesse período de pandemia, e agora na vacinação dos professores. Vinícius disse também que estava satisfeito com o retorno do serviço de recapeamento da PI 375 que liga Santana a cidade de Picos, e que o serviço já estar bem adiantado.
Sobre a audiência pública sugerida pela vereadora Clarete Rabêlo, ele disse que era de acordo e propôs que todos os demais colegas apoiassem a proposta da parlamentar, bem como também uma audiência pública para tratar sobre o problema da Agespisa com seus representantes legais, comentou.
Fonte: Ascom