Matéria / Cidades

Câmara Municipal de Bocaina realiza sessão e aprova requerimentos

A sessão foi realizada no último sábado (12)

15/06/2021 | Redação
A sessão foi realizada no último sábado (12) / Foto: AgoraED

A Câmara Municipal de Bocaina realizou no último sábado (12), sessão ordinária sob a presidência do vereador José Airton Cipriano (Zé Airton – Progressistas), e que tinha como pauta a votação de um projeto de Lei e dois requerimentos que foram apreciados e votados pelos parlamentares.

O primeiro requerimento foi de vereador Zé Airton que pediu providencias ao prefeito do município de Bocaina, Erivelto Barros (Progressistas), que faça umas lombadas no Povoado Malhada que fica localizada na zona rural, onde tem como objetivo evitar acidentes.

Durante sua o parlamentar disse que esteve na referida localidade e conversou com alguns populares que solicitaram do mesmo, que interceda junto ao prefeito do município para a construção das lombadas, pois muito condutores de veículos passam por lado coma velocidade acima do permitido o que tem causado perigo a população, e pediu aos colegas que votassem pela aprovação do mesmo.

Vereador José Airton

O segundo requerimento que foi assinado pelos vereadores Anderson Rego (PT), e Eriberto da Silva (Beto – PT), ambos solicitaram da prefeitura de Bocaina que faça a perfuração de um poço artesiano e também equipe ele na localidade Barragem, pois a comunidade tem reclamado dizendo que a situação dos moradores é preocupante nesse sentido.

O vereador Anderson Rego (Vei Dé), em sua fala na tribuna da Câmara disse que aquela comunidade é composta de algumas famílias tradicionais do município, mas também é uma localidade que tem recebido novos moradores que tem construídos suas casas às margens do Açude de Bocaina, e com isso também tem aumentado a população local e diante disso o poço que tem lá é particular e não tem suprido a demanda de água para todos, disse ele.

Vereador Anderson Rego

Anderson disse que tem conversado com os proprietários de barracas e os mesmos tem falado desse problema, e muitas vezes quando falta água devido algum problema na bomba do poço eles ficam sem água, então solicita do prefeito que perfure um poço e equipe com encanação adequada naquela localidade para resolver o problema da população local. “Quero aqui também agradecer ao prefeito Dr. Erivelto por ter atendido o meu requerimento que tratava sobre o roço da PI 238 no trecho da Vila Criola até a sede do município, e espero que continue até a Barragem e também com a divisa da cidade de São João da Canabrava”, frisou o vereador.

O vereador Cleudo Nilton (Progressistas) iniciou sua fala lamentando o trágico acidente que vitimou Firmino Nicolau e seu filho Felipe Nicolau, e se solidarizou com seus familiares, pois disse que era uma perda irreparável para todos os bocainenses. Cleudo também falou sobre a solicitação de lombadas para a localidade Malhada, e disse que realmente precisa ser feita, pois vai atender justamente ao desejo dos moradores daquela comunidade.

Vereador Cleudo Nilton

Cleudo pediu um requerimento verbal a secretaria da Câmara para que fizesse o documento para que fosse enviado a prefeitura, para fazer a recuperação da estrada vicinal que liga o povoado Balceiro a sede do município, pois segundo ele, aquele trecho não estar totalmente deteriorado, mas precisa de reparo o quanto antes possível e como findou o inverno ficará mais fácil para executar o serviço. O mesmo também lamentou a situação do ex-vereador João Neto que se encontra doente, e se solidarizou com ele dizendo que o ex-parlamentar foi vítima de uma doença muito grave, mais que toda população de Bocaina estava torcendo pelo mesmo, frisou.

O vereador Luzimar Luiz de Barros (Bá – Progressistas), iniciou seu discurso parabenizando os vereadores Zé Airton, Vei Dé e Eriberto Silva pelos seus requerimentos apresentados naquele pode legislativo que é justamente a casa do povo que representa toda a população e busca ajudar a resolver seus problemas.

Vereador Luzimar

Luzimar aproveitou para chamar atenção da população bocainense dizendo que a Covid-19 tem matado muita gente pelo mundo, inclusive no município, e que todos tomem o máximo de cuidados para não contraírem a doença, pois quando ela não mata, muitas vezes deixa sequelas nas pessoas, e como bocainense que é, tem essa preocupação com seus conterrâneos, disse ele.

O vereador Domingos Sávio (PT) iniciou sua fala pedindo desculpas pela sua falta na sessão passada, pois devido ter adoecido não pôde comparecer a sessão, mais que já estar recuperado e voltou a trabalhar normalmente, e pediu a população que tomem cuidado com a Covid-19, pois é um vírus voraz que tem tirado a vida de milhares de pessoas pelo mundo, e por pouco ela não passou desapercebida, mas que tomou a medicação e cumpriu todos os prazos da medicina e estar curado, disse.

“Eu quero dizer que enquanto toda a população não tomar as duas doses da vacina, estaremos correndo muito risco com o coronavírus, então não vamos nos descuidar, vamos usar máscara, álcool em gel e lavar sempre as mãos, além de manter o distanciamento social para evitar de ser contaminado pelo vírus”, falou o vereador.

Vereador Dimingos Sávio

Domingos Sávio também se solidarizou com a família de Firmino Nicolau e de seu filho Felipe Nicolau, que morreram tragicamente em acidente de trânsito no último dia (10) na PI 238 no bairro Umari da cidade de Picos, quando ambos retornavam para sua residência no município de Bocaina.

O parlamentar também falou sobre o Projeto de Lei N° 005/2021 de 20 de maio de 2021 do Poder Executivo que trata sobre a abertura de créditos especiais ao orçamento do município de Bocaina – Piauí, para a inclusão de elementos de despesas em projetos/atividades e fontes de recursos específicos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação (FUNDEB), pois segundo o vereador, um projeto como esse que é legal só reforça a importância de ser mais atenção a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), que será votada ainda nesse mês de junho.

“Caso o prefeito fizesse o uso desses recursos sem o aval da Câmara seria as famosas pedaladas, o que implicaria em improbidade, então por isso chama atenção da LDO que é uma lei muito importante que faz com que o gestor não ultrapasse o que estar colocado nela, e como ela estar aqui na casa para ser analisada, vamos nos debruçar sobre ela para quando a mesma for aprovada o prefeito ter mais segurança para trabalhar”, frisou Domingos Sávio.

O parlamentou também pediu que fosse feito um requerimento de forma verbal, para que a prefeitura fizesse uma parada para as vans na localidade Vila Criola (Conjunto Joaquim Enoque), pois é um trecho que os veículos custumam passar em alta velociddae e coloca em risco a vida das pessoas, explicou ele.

O vereador Antônio Filho (Tunico – Progressistas) parabenizou os seus colegas pelos requerimentos apresentados naquela casa legislativa, e disse que não sabia que o poço tubular que abastece a localidade da Barragem fosse de um particular, pois o mesmo achava que era do município, mas que estão de parabéns os dois vereadores que fizeram a solicitação e que também terá o seu apoio, disse ele.

Vereador Tunico

Tunico também se solidarizou com os familiares de Firmino pelo seu trágico acidente, e disse que a comunidade de Varjota estar muito triste e abalada, pois ele e seu filho eram umas pessoas de bem na comunidade, falou o vereador.

O vereador Eriberto Silva também defendeu seu requerimento e disse que o pedido é uma solicitação da população da comunidade da Barragem, e vendo o problema de perto resolveu requerer da prefeitura que tome as devidas providências, ou seja, perfure e equipe um poço para atender a população.

Vereador Eriberto Silva

Eu estive na Barragem e conversei bastante com os moradores e fiquei sensibilizado, então por isso resolvi juntamente com o vereador Anderson Rego fazer essa solicitação e esperamos ser atendidos pela prefeitura”, disse Beto.

A vereadora Gorete Barros (PSB) falou sobre a vacinação da Secretaria Municipal de Saúde do município de Bocaina, onde disse que a secretaria de Saúde já aplicou como primeira dose em todo o município de Bocaina 1.547 doses e 612 segunda dose, e com esse levantamento concluído na sexta a imunização já atingiu o percentual de 34,38 % a primeira dose, falou ela.

No final da sessão o presidente colocou em votação requerimentos que foram aprovados por unanimidade.

Da Redação

Facebook