Matéria / Cidades

Advogado José Neto Monteiro realizará Live para debater disseminação das fake news

A Live será realizada no próximo dia (30) de junho às 20horas

25/06/2021 | Redação
Advogado José Neto Monteiro realizará Live para debater disseminação das fake news / Foto: Reprodução

A disseminação de notícias falsas, as chamadas fake news, e a propagação de discursos de ódio, especialmente no meio digital, são fenômenos atuais da realidade brasileira. Para entender e discutir sobre estes assuntos de extrema relevância, será realizada na próxima quarta-feira (30), com o tema “Liberdade de expressão, discurso de ódio e Fake News”, no Instagram @zenetoadv ás 20h do advogado José Neto Monteiro. 

Advogado José Neto Monteiro 

"Para integrar este debate teremos a participação da Advogada Magna Moreira, que é militante nas áreas trabalhista, civil e previdenciário, e também a participação da jornalista, mestre em Educação pela UPE, Lana Krisna", informou ele.

Segundo o Dr. José Neto a ideia de realizar uma live surge com o objetivo de  ampliar as discussões em torno da liberdade de expressão, os seus limites e entender principalmente como chegou até aqui. Todos os dias se discute a necessidade de combater as fake news.    

“O principal debate que vamos proporcionar  é a diferença entre discurso de ódio e liberdade de expressão. Isso porque, muitos alegam que a liberdade de expressão lhes dá direito de se expressarem da maneira que melhor lhe convém sobre todo e qualquer tema, isso por sua vez, não significa que ela seja uma garantia absoluta. Na prática isso significa que você tem a liberdade de expressar suas crenças e opiniões, desde que elas não firam outras leis e garantias. Ou seja, ter falas racistas, homofóbicas e similares, utilizando do argumento de liberdade de expressão, além de ser um ato nada empático e respeitoso, é configurado como crime, por ferir vários direitos fundamentais assegurados em nossa atual Constituição”, comenta o advogado. 

José Neto Monteiro, é advogado  militante, mestrando em Estado, Governo e Políticas Públicas e  é Ex-Procurador Geral do Município de Picos (2015/2016).


Fonte: Ascom

Facebook