A Câmara Municipal de Santana do Piauí realizou na noite desta sexta-feira (25), mais uma sessão ordinária que foi presidida pelo vereador, Marcos Vinícius Leal (MDB), e que tinha como pauta dois projetos de Lei do Poder Executivo Municipal para serem votados, pois ambos já tramitavam no Poder Legislativo e tinham passados pelas comissões permanentes.
O Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da execução de limpeza e conservação de terrenos baldios, da construção e conservação de passeios públicos que tinha tido um pedido de vista do vereador João Guilherme (MDB), foi devolvido para o plenário para que o mesmo entrasse em votação na sessão desta sexta.
O presidente da Câmara Marcos Vinícius também colocou em votação a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2022, que estabelece diretrizes para a confecção da Lei Orçamentária Anual (LOA), contendo metas e prioridades do governo municipal, por meio do orçamento, define-se o montante de recursos que se espera arrecadar e a forma como esses recursos serão aplicados pela administração pública municipal.
Presidente da Câmara vereador Marcos Vinícius
O primeiro a usar a tribuna foi o vereador João Guilherme (MDB), ele iniciou sua fala cumprimentando o deputado Severo Eulálio (MDB) e a prefeita Maria José (Progressistas) pela participação na missa dos festejos do padroeiro do município, São Pedro, e disse que estava muito satisfeito em poder participar do encerramento da sessão ordinária desse primeiro semestre do legislativo santanense com um sentimento de muito serviço prestado, mas que tem muito para ser feito também.
João Guilherme mais uma vez agradeceu o trabalho do Secretário Municipal de Obras, José Leal, por ter atendido seus requerimentos e por estar prestando um bom serviço ao município. “Isso mostra um grande respeito por esta casa legislativa, pois a gestão tem atendido os nossos requerimentos, que termina sendo um pedido da população nas nossas visitas pelo município de Santana, e quero citar também o projeto de Lei do Executivo que eu havia pedido visto e que ele agora reformado vai a votação e peço o apoio de todos para aprovar ele”, falou o vereador.
Vereador João Guilherme
O vereador Ricardo Rodrigues (Progressistas), iniciou sua fala lamentando a morte de amigos santanenses que faleceram vitima de Covid-19 nessa última semana, e tantas outras pessoas que se foram devido essa doença, pois o momento que vive o mundo é muito grave e que as pessoas tem que tomar o máximo de cuidado para evitar uma infecção pelo vírus. “Eu essa semana tomei a primeira dose da vacina, sei que ainda não chegou para toda população, mais acredito que até o final desse ano todos já terão tomado ela, e como eu faço parte da educação tive a sorte de tomar a primeira dose”, falou ele.
Ricardo falou também sobre a importância dos dois projetos de Lei que estavam na Câmara para ser analisados, e destacou a LDO que estimar as receitas e despesas da prefeitura municipal para o exercício financeiro de 2022. E finalizando sua fala ele parabenizou o vereador João Guilherme pelas emendas ao outro projeto, que dispõe sobre a obrigatoriedade da execução de limpeza e conservação de terrenos baldios, da construção e conservação de passeios públicos.
Vereador Ricardo Rodrigues
A vereadora Elenilsa Helena (PSD) parabenizou o município pelos festejos do padroeiro São Pedro que estão sendo realizados, e agradeceu a Deus pelo dom da vida, pois a pandemia causada pelo coronavírus tem feito várias vítimas fatais, inclusive pessoas conhecidas tem morrido em função da Covid-19, o que é uma coisa muito triste, mas que pede a Deus proteção para que no próximo ano nesse mesmo período em que se comemora os festejos, todos estejam juntos e reunidos comemorando como é de costume, falou ela.
Elenilsa disse também que o que estiver ao seu alcance, a mesma estará à disposição para chegar junto e tentar sanar as necessidades da população. “A respeito do projeto de Lei que o vereador João Guilherme fez algumas emendas, quero dizer que eu sou favorável à sua aprovação aqui na Câmara, por que o que vem para beneficiar a nossa população eu estarei junto”, frisou a parlamentar.
Vereadora Elenilsa Helena
O vereador Ismael Borges (PSD) também iniciou sua fala lamentando o falecimento de pessoas conhecidas no município de Santana do Piauí na última semana, o que tem causado tristeza em muitas famílias e ver o momento dos festejos da cidade que poderia ser cheio de alegria, termina tendo notícias entristecedoras, mas que as pessoas tenham fé em Deus que ele irá confortar os todos os corações feridos pela dor da perda, disse ele.
Ismael falou também sobre a visita que fez ao Coordenador do Pro Piauí regional, empresário Araujinho, onde foi discutido algumas demandas para o município, e na conversa que teve com ele, o mesmo reivindicou um poço artesiano para a zona urbana, pois a população cobra dos três poços que existem da Agespisa onde um deles tem água salobra que não é aconselhada ao consumo humano, então solicitou do coordenador que veja um projeto junto ao órgão para perfurar mais um poço para resolver esse problema, e que Araujinho informou que vai levar seu pedido para o coordenador geral do Pro Piauí, Rafael Fontes, para ver se consegue uma solução para o problema, disse ele.
Vereador Ismael Borges
O vereador Francisco José de Carvalho (Francisquinho – Progressistas), começo seu discurso lamentando o falecimento de alguns conterrâneos seus do município de Santana do Piauí, e disse que o mundo está passando por a maior crise sanitária já mais vista, e que o Brasil é o país que estar sendo mais assolado pela pandemia onde nos últimos dias a situação teve um agravamento ainda maior, citou ele.
“Eu quero aqui pedir a população de Santana, mesmo sabendo que todas as pessoas tem o direito de trabalhar e ganhar o seu pão de cada dia, mas que a doença ela é muito pior, e nós estamos vendo que muitos comércios que tem aqui em nossa cidade assim como também em outras cidades, estar tendo um maior número de contatos e é onde eu acho que mais também se transmite a doença, e como autoridade do município eu não encosto e prefiro manter o distanciamento social, e recomendo que outras pessoas também façam assim”, argumentou Francisquinho.
O parlamentar ainda parabenizou as secretarias municipais e disse que a gestão faz um trabalho excelente no município de Santana do Piauí, e destacou a secretaria municipal de Obras pelos relevantes serviços que tem executados até aqui, finalizou.
Vereador Francisquinho
A vereadora Clarete Rabêlo (Progressistas) se solidarizou com as famílias que perderam seus entes queridos nos últimos dias no município, e pediu a Deus que conforte os corações de todos eles nesse momento de dor. Sobre os projetos de Lei do executivo Municipal, ela disse que que todos foram muito bem explanados e citou o que, dispõe sobre a obrigatoriedade da execução de limpeza e conservação de terrenos baldios, da construção e conservação de passeios públicos, que com os ajustes necessários e população terá tempo suficiente para se adequar a ele.
Clarete Rabêlo disse que apesar do projeto ser votado na sessão e será sancionado pela prefeita Maria José, mas ele terá um ano para entrar em vigor, então a população terá tempo suficiente para se programar e fazer o que tem quer ser feito, que em alguns casos a limpeza resolve, e por outro lado isso é bom para todos, frisou ela.
A parlamentar também falou sobre os festejos do padroeiro São Pedro que está acontecendo em Santana do Piauí, onde todas as noites estar tendo o novenário, as quermesses, pois como é do conhecimento de todos a Igreja estar sendo reconstruída e está precisando de muita ajuda, e informou que no sábado (26) seria realizado o leilão e que todos estavam sendo convidados para participarem tanto na doação de joias como também para arrematá-las, informou ela.
Vereadora Clarete Rabêlo
“Quero aqui agradecer as pessoas que vieram hoje assistirem a nossa sessão, até por que de certa forma ajudam a fiscalizar, pois uma vez que comparecem a sessão, ficam por dentro dos trabalhos principalmente do que está sendo falado e cobrado pelos vereadores”, falou Clarete Rabêlo.
No final da sessão o presidente da casa, vereador Marcos Vinícius, colocou os dois projetos de Lei em votação e ambos foram aprovados por unanimidade, e agora ambos seguirão para sansão da prefeita.
Fonte: Ascom