Policiais Militares da cidade de Pio IX, realizaram neste final de semana uma operação com o objetivo de retirar de circulação motocicletas com escapamento irregular que produzem barulho excessivo e poluição do ar.
Durante a operação, os policiais militares fizeram várias abordagens em motociclistas na zona rural e urbana do município. Pelo menos, nove motos foram retidas com escapamentos “torbais” e permaneceram até a regularização – troca pelos equipamentos obrigatórios padrões.
O sargento Nobre, que é comandante do policiamento, diz que “não importa o tipo de alteração que você faça em sua motocicleta. É preciso que elas sejam feitas de acordo com as normas previstas por lei”.
Entretanto, a maioria dos casos de multa por ruído excessivo de moto acontece porque quem modificou o escapamento do veículo não obedeceu o previsto pela legislação.
O CTB (Código de Trânsito Brasileiro), em seu Art. 230, inciso VII, prevê que conduzir veículo com sua cor original ou outra característica alterada (como o escapamento, por exemplo) constitui infração grave.
Penalidades
As penalidades previstas para a conduta são: multa de R$ 195,23; cinco pontos na carteira; retenção do veículo até que a situação seja regularizada.
O policial comandante do GPM de Pio IX reforça que “é preciso respeitar as características originais de sua moto, para não ter problemas com a fiscalização”.
O mesmo ainda faz um alerta e afirma que irá intensificar esse tipo de trabalho e que os condutores fiquem atentos.
Fonte: Cidadesnanet