Até o final do mês de junho de 2021 o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (DETRAN), realizava a chamada vistoria veicular de forma gratuita, mais a partir de nova portaria esse serviço não será mais feio pelo órgão, agora cabe a empresa Dekra que é a única licenciada no estado para realizar o serviço.
O objetivo principal da vistoria veicular é atestar o estado de conservação do veículo e as suas condições de uso. Os documentos do veículo também são verificados, bem como o seu histórico, as gravações do chassi, o motor, a carroceria, entre outros.
Segundo informou Rodrigo Romero Barbosa, gerente comercial da Dekra com escritório localizado na Avenida Senador Helvídio Nunes no bairro Catavento na cidade de Picos, a empresa passará a fazer a vistoria veicular nos veículos no Piauí, ela é especializada no segmento de vistorias, inspeções, regulação, consultoria, homologações e histórico veicular, cuja importância se dá na transferência de veículos pois ela obrigatória quando o veículo é vendido ou quando o proprietário muda de estado ou município.
Rodrigo Romero Barbosa, gerente comercial da Dekra
De acordo com Rodrigo Barbosa, para as pessoas que ainda não fizeram a vistoria veicular, o primeiro passo a ser dado é agendar no site da empresa (Dekra – www.dekrapiaui.com.br), além de realizar lá também o próprio pagamento, e se fizer por PIX, esse agendamento pode ser feito para o mesmo dia, mas se for um pagamento por boleto bancário, o sistema agenda para 24:horas úteis, e depois disso a pessoa poderá se dirigir a empresa de acordo com o seu horário agendado levando a CNH, um comprovante de endereço e o documento do veículo para ser realizada a vistoria.
Segundo disse o gerente, o valor da vistoria de acordo com a portaria baixada pelo Detran é no valor de R$ 131,40 (cento e trinta e um reais e quarenta centavos), mas para isso, a pessoa que vai precisar fazer esse serviço precisa agendar primeiro no site da empresa, pois o atendimento será de acordo com o que foi agendado, e caso a pessoa não consiga, ele também pode ir mas vai ter que esperar atender todos que já foram agendados para ser atendido, explicou ele.
Rodrigo Barbosa informou ainda que hoje a média de atendimento é em torno de 60 veículos por dia, mas vai depender muito da demanda, o importante é a pessoa agendar para facilitar o atendimento. “Essa é a mesma média que a Ciretran de Picos fazia todos os dias, a diferença é que aqui as pessoas são atendidas com mais qualidade, pois enquanto eles aguardam a vistoria os mesmos podem ficar em uma sala bem confortável esperando e com total segurança”, falou o gerente.
Outro ponto importante destacado pelo gerente, foi quanto a segurança no serviço, pois o sistema garante isso justamente na hora da vistoria eletrônica, pois além de ser verificada a documentação do veículo, é feita uma análise do chassi, motor e itens de segurança para que o proprietário não venha a ter nenhum problema lá na frente, explicou Rodrigo.
Da Redação