Matéria / Cidades

Coordenador do PAM destaca redução de 50% nos casos de hanseníase do município em relação ao 1ª semestre do ano passado

Coordenador do PAM, Gilberto Valentim, fala das atividades realizadas no primeiro semestre, e de possíveis campanhas a serem realizadas no segundo

19/07/2021 | Redação
Coordenador Administrativo do PAM, Gilberto Valentim / Foto: Maria Ivonete

Por: Maria Ivonete

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos através do Pronto Atendimento Médico (PAM), que tem como Coordenador Administrativo, Gilberto Valentim falou nesta segunda-feira, 19 de julho, sobre a diminuição no número de casos de hanseníase, em relação ao mesmo período do ano passado. O PAM é o principal órgão de referência da cidade no atendimento de hanseníase e no processo de detectar a doença, oferece serviços de prevenção de incapacidade para hanseníase, reabilitação, exames e consultas.

Segundo o Coordenador PAM a redução no número de diagnósticos trata-se de 50% a menos em relação aos números do ano anterior. “ Tivemos uma redução no número de casos, a partir de 2020 a gente tem uma redução de 50% em número de diagnostico, seja em relação ao ano de 2020 a 2019, como a 2020 para 2021” contou Gilberto Valentim.

O órgão está atuando de segunda a sexta-feira por agendamento para evitar aglomerações devido ao momento pandêmico. O Coordenador explica que no início deste ano, deram início a um projeto de capacitação dos profissionais em parceria com Universidade Estadual do Piauí de forma online, para médicos e enfermeiros.

Gilberto Valentim ainda falou a respeito das campanhas de prevenção previstas para o segundo semestre do ano, que serão desenvolvidas graças ao bom andamento do processo de imunização na cidade. “Com a vacinação, os números estão diminuindo, e com isso a gente espera voltar com nossas atividades presencias, nós estamos programados para receber Dr. Jairzão em Picos que fez a capacitação dos profissionais para realização de dois mutirões em outubro, e depois disso voltar com nossas campanhas rotineiras nos postos de saúde, onde a gente tem maior incidência em detectar os casos” Explicou o Coordenador.

 

Fonte: CCOM

Facebook