Matéria / Cidades

SEMTAS divulga ações do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica

A Secretária alerta a população que se enquadra nos requisitos que não deixe de atualizar o Cadastro Único

23/07/2021 | Redação
Setor do Bolsa Família, localizado no Centro Administrativo / (Foto: Arquivo Pessoal)

 

A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social de Picos através da Coordenadoria Municipal do Cadastro Único, informam a população, e convida os beneficiários do desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), cujos cadastros foram realizados ou atualizados há mais de dois anos, para que compareçam às unidades de atendimento, munidos dos documentos pessoais e do talão de energia elétrica, para realizarem as devidas atualizações.

O Programa Tarifa Social de Energia Elétrica prevê os seguintes abatimentos: Desconto de 65% (para o consumo familiar de até 30 kwh/mês; Desconto de 40% (para o consumo familiar entre 31 kwh/mês e 100 kwh/mês) e desconto de 10% (para o consumo familiar entre 101 kwh/mês e 220 kwh/mês).

 

Acompanhe os requisitos básicos para as famílias que se enquadram nos descontos na Tarifa Social de Energia Elétrica:

  1. Famílias inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo;
  2. Famílias que têm, entre seus moradores, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  3. Famílias inscritas no Cadastro Único dos Programas Sociais, com renda familiar mensal de até três salários mínimos, que têm, entre seus moradores, doença ou patologia cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem o consumo de energia elétrica.

 

Em Picos, a inclusão e a atualização do Cadastro Único é realizada nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), localizados nos bairros Morada Nova e Parque de Exposição, e no Posto de Atendimento do Cadastro Único, localizado na Rua Moacyr Luz, nº 62, Canto da Várzea, o atendimento é de segunda à sexta-feira, no horário de 08:00 às 14:00 horas.

Na manhã desta sexta-feira, 23 de julho, representantes da Equatorial Energia participaram de uma reunião no setor do Bolsa Família no Centro Administrativo da Prefeitura de Picos. A reunião contou com a participação da Coordenadora do Cadastro Único, Andréa Nunes.

“Vejo como uma boa oportunidade para aquelas pessoas que querem ter um desconto na Tarifa de Energia. A medida faz com que o Município ajude as pessoas e principalmente a população carente, principalmente, em meio as dificuldades de renda agravadas com a pandemia da Covid-19. Por isso, a preocupação do município em divulgar e esclarecer sobre a importância, tanto da inclusão dessas famílias como da atualização do Cadastro Único, com o fim de evitar a suspensão do mesmo”, disse Andréa Nunes.

 

A gerente de relacionamentos com clientes da Equatorial Energia, Mariana Araújo, também esteve presente na reunião representando a empresa. Ela conta que desde de 2019 quando a Equatorial chegou ao Piauí, já procuraram o Governo do Estado e os Municípios para iniciar parcerias voltadas para o cadastramento da Tarifa Social.

 

Segundo Marinalva Lima, Secretária do Trabalho e Assistência Social de Picos é importante que as famílias que se enquadrem nestes requisitos não deixem de atualizar os cadastros para garantir os benefícios. “Precisamos estar atentos para que os benefícios garantidos às famílias, a exemplo do Tarifa Social de Energia Elétrica, tenham a continuidade de sua concessão. É nosso papel estarmos com o olhar voltado para elas, orientando, esclarecendo, alertando, incluindo, e ampliando a cobertura dos direitos”, pontua Marinalva Lima.

“É uma parceria voltada para o benefício da população que tem a Tarifa Social e poderá ter o benefício de até 65% de desconto na conta de energia elétrica. Essa parceria tem sido de muito sucesso e viemos aqui mais uma vez, conversar com os representantes da SEMTAS, para reforçarmos a atualização dos cadastros de muitas famílias de Picos para aumentarmos ainda mais a base de beneficiários da Tarifa Social”, falou Mariana Araújo.

Facebook