Matéria / Cidades

Câmara de Bocaina realiza sessão extraordinária e aprovado Decreto Legislativo

A sessão ocorreu na tarde desta sexta-feira (23) na Câmara Municipal

24/07/2021 | Redação
Plenário da Câmara Municipal de Bocaina / Foto: AgoraED

A Câmara Municipal de Bocaina realizou na tarde desta sexta-feira (23), uma sessão extraordinária convocada pelo presidente da casa vereador José Airton Cipriano (Zé Airton – Progressistas), onde tinha como finalidade apreciar e votar um Decreto Legislativo que dispõe sobre a Nomenclatura de Vias Públicas no Município de Bocaina e que dava outras providências.

A sessão extraordinária ocorreu a partir das 1400h no plenário da Câmara onde contou com a presença de sete dos nove vereadores, e que depois de apreciado o Decreto Legislativo o presidente concedeu a palavra para que os vereadores pudessem se pronunciar a respeito do objeto em discussão.

O decreto em questão tratava sobre a denominação de nomes as ruas projetadas no município sendo elas: Rua Projetada 02 - no bairro Cohab que recebe o nome de Rua Maria Leal de Barros, Rua Projetada 04 - também na Cohab que recebeu o nome de Rua Madalena e Rua Projetada 05 - Barra do Guaribas que passou a ser chamada de Rua Benvindo Luís Luz.

O primeiro vereador a usar a tribuna foi Antônio Filho (Tunico – Progressistas), que parabenizou o presidente da Câmara pela iniciativa do Decreto Legislativo e disse que a ideia foi muito boa, e que agora essas vias públicas terão um nome adequado inclusive com CEP, o que ficará melhor na hora da identificação das mesmas.

Vereador Antônio Filho (Tunico)

Tunico também parabenizou o prefeito Erivelto Barros (Progressistas) e a secretária de Educação do município, Simone Granjeiro pela iniciativa de lançar o cursinho pré-vestibular visando o ENEM 2021, principalmente porque ele será voltado exclusivamente para os alunos que residem na cidade, o que dará com certeza também maiores chances deles entrarem em uma universidade, disse ele.

O vereador Domingos Savis (PT), também falou antes da votação e iniciou sua fala lamentando a morte de Vicente um conterrâneo seu do município de Bocaina, mas que a muitos anos o mesmo residia no povoado Umari na cidade de Picos e morreu no Hospital Regional Justino Luz na manhã de ontem sexta-feira.

Sobre o Decreto Legislativo que estava sendo apreciado, o parlamentar disse que tudo que for em benefício da população terá o seu apoio, e considerou a ideia muito salutar porque denomina algumas ruas projetas em ruas como nome, onde inclusive passam a receber o CEP para melhor facilitar a vidas das pessoas que residem nelas na hora de uma identificação, mas lembrou que a rua que recebe o nome de Rua Maria Leal Barros ela já foi calçada e caso venha algum recurso para esse fim, certamente deve ser para complementação, disse ele.

Vereador Domingos Savis (Foto: Arquivo)

Domingos Savis falou também que essa mudança de nome de ruas vai servir inclusive para receber recursos da Caixa Econômica Federal para fazer calçamento, é importante lembrar que a rua citada já estar calçada em quase sua totalidade, então é sempre bom lembrar disso para que não haja duplicação de pedido para esse fim, falou o parlamentar.

O vereador pediu também que registrasse sua fala onde o mesmo pede a prefeitura de Bocaina que coloque placas novas nas ruas da cidade como forma de identificação, pois a última vez que isso foi feito foi na gestão do ex-prefeito Antônio Luís Leal e que de lá para cá nunca mais foi feito isso, e justifica dizendo que durante todo esse período muitas ruas já surgiram em Bocaina e que hoje precisa de uma identificação melhor, além também da necessidade de trocar aquelas placas antigas que não servem mais hoje com o acréscimo dos CEP’s fornecido pelos Correios, frisou ele.

O presidente da Câmara vereador Zé Airton disse que essas mudanças irão trazer muitos benefícios para aquelas pessoas que residem nas ruas que estão recebendo novos nomes, e falou que a ideia do vereador Domingos Savis de colocar novas placas nas ruas é muito importante, e que terá totó o seu apoio nesse sentido.

Vereador Zé Airton (Foto: Arquivo)

Sobre a rua que já recebeu calçamento, o vereador informou que a mesma irá receber o complemento até o seu final, pois os recursos já estão assegurados e o que estava precisando era essa mudança de nomenclatura para que o recurso fosse liberado, mais que a partir de agora isso já será possível, falou ele.

No final da sessão o presidente colocou o Decreto Legislativo em votação e o mesmo foi aprovado por unanimidade em primeira votação. Depois de encerrado os trabalhos o vereador Zé Airton fez nova convocação, e colocou em pauta novamente o decreto que foi votado e aprovado em definitivo e que agora segue para a publicação no Diário Oficial dos Municípios.

 

Fonte: Ascom

Facebook